O estudo de idiomas pode ser facilitado com séries, filmes, livros e música. Eles ajudam o estudante a se manter motivado enquanto aprende. O Duolingo acaba de lançar playlists em seis idiomas (inglês, espanhol, francês, alemão, japonês e coreano) no
Leia mais:
Estudantes de escolas públicas terão desconto em cursos de idiomas; confira Veja cursos online e gratuitos de desenvolvimento profissional
A de inglês, por exemplo, tem 85 músicas em diferentes estilos, com The Beatles, Taylor Swift, Beyoncé e Adele, entre outros. A de espanhol traz 88 faixas de artistas como Shakira, Juanes e Bad Bunny. Para a de francês foram selecionados clássicos de Édith Piaf, Charles Aznavour e Carla Bruni. Já a de coreano traz ídolos de K-Pop, como BTS e Black Pink.
Além de as músicas serem acessíveis a estudantes de todas as faixas etárias, podem ser ouvidas de qualquer lugar. E, quanto mais o aluno evolui, mais consegue apreciá-las. A música diz muito sobre a cultura do país, desde sua história até o que acontece atualmente, e permite aprender sotaques, expressões e gírias populares.
Uma dica para os estudantes é se imaginar em um karaokê e escutar as canções ao mesmo tempo em que lê as letras. Quando se sentir preparado, vale até cantar junto. Ler e pronunciar simultaneamente ajuda a memorizar o vocabulário e a gramática do idioma.
Para Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil, é importante inserir hobbies e gostos pessoais no estudo do idioma. “Eu, por exemplo, era muito fã da dupla sueca Roxette na minha adolescência. Traduzindo as letras das músicas que eles cantavam, comecei a aprender inglês, o que me motivou a me aprofundar no estudo do idioma”, lembra.
Segundo ela, esse foi um dos motivos que levou a plataforma a adotar essa estratégia. “Por isso, criamos nossas listas oficiais no Spotify. Queremos incentivar os alunos do Duolingo a, além de estudar com o app de forma gratuita, aderir à prática de ouvir música e evoluir no aprendizado”, conta.
Todas as playlists estão disponíveis no perfil do Duolingo no