Ouvindo...

Satélites mostram estragos no litoral norte de São Paulo; veja imagens

É possível comparar fotos de antes e depois das regiões afetadas pelas chuvas

Pontos de erosão em morros

Os deslizamentos de terra causados pela chuva em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, podem ser vistos em imagens de satélite do programa Copernicus, da Agência Espacial Europeia (ESA). O registro, do satélite Sentinel-2, mostra as regiões da Praia de Juquehy e da Barra do Sahy, onde ocorreram os maiores danos.

Leia mais:

É possível ver o solo exposto após os temporais: em marrom, ele contrasta com a vegetação de Mata Atlântica restante na área (em verde). Na água do mar, há grande presença de sedimentos provenientes dos deslizamentos — levados pela chuva até os corpos d’água da região, eles acabam no oceano.

O MapBiomas, com imagens do PlanetScope, mostra a aparência das áreas atingidas antes e depois das chuvas. Em Juquehy, há pontos de erosão nos morros e bastante lama no mar.

Já em Camburi, é possível ver erosão nos morros e invasão de lama no mar.

Na Barra do Sahy, além dos pontos de erosão nos morros, há vias cobertas por lama e sedimentos no mar.

Imagens de satélite são auxiliares importantes tanto para a prevenção de desastres quanto para a avaliação de impactos causados por eles. Elas permitem identificar regiões suscetíveis aos fenômenos e a delimitar a extensão das áreas afetadas.

Os temporais no litoral norte de São Paulo deixaram 65 mortos (64 deles em São Sebastião), 28 sobreviventes resgatados e 2.440 desalojados (que deixaram suas casas, mas estão com familiares ou amigos) e desabrigados (que foram para abrigos públicos ou privados). Estimativas do Governo Federal apontam que serão necessários R$ 120 milhões para reconstruir e recuperar a região.