Uma casa de cerca de 1.200 metros quadrados em Houston, no Texas (EUA), é a primeira casa de dois andares
Leia mais:
Leslie Lok, cofundadora do estúdio de design Hannah e designer da casa, diz que a construção vai requerer 330 horas de impressão. “Uma das dificuldades da impressão de um segundo andar é a necessidade de ter a máquina. Além disso, há desafios estruturais e logísticos quando imprimimos um edifício de dois andares.”
Com três dormitórios, a casa tem estrutura de madeira e está na metade do processo. As placas de concreto permitem resistir a furacões, tempestades fortes e outras condições climáticas severas. Leslie conta que o imóvel está sendo vendido para uma família que prefere permanecer anônima.
Hikmat Zerbe, chefe de engenharia estrutural da Cive, empresa de engenharia de construção que participa do projeto, espera que a técnica usada na construção dessa residência um dia ajude a construir edifícios multifamiliares de forma mais rápida e barata.
A impressora faz todo o trabalho pesado da construção. Com isso, são necessários menos trabalhadores no canteiro de obras. “Aqui, tudo é novo”, diz Zerbe. “Embora o concreto já seja um material antigo, a impressão 3D de concreto é algo novo.”