Ouvindo...

Duas versões do Windows deixarão de receber atualizações

A partir da próxima semana, eles não vão mais ter apoio técnico da companhia. Confira quais são

Objetivo é incentivar a adoção de versões mais recentes

Se você usa Windows 7 ou 8.1, atenção: a Microsoft vai interromper o suporte a esses sistemas operacionais definitivamente a partir desta terça-feira (10). Com isso, ambos os softwares não vão mais receber atualizações de segurança nem apoio técnico da empresa.

Leia mais:

Isso quer dizer que possíveis erros, bugs e brechas ficarão sem correção. Os computadores, então, vão ficar vulneráveis a falhas descobertas a partir de então. Outro recurso que perde suporte é o WebView2, uma ferramenta que permite que os desenvolvedores incorporem conteúdos da internet, como webapps, diretamente no desktop.

Os navegadores Edge 109 e Chrome 109, que serão lançados neste mês, serão as últimas versões compatíveis com os antigos sistemas operacionais. Esses navegadores estão entre os mais usados no mundo. O Chrome 110, previsto para 7 de fevereiro de 2023, já não chega para Windows 7 e 8.1.

O anúncio oficial do encerramento foi feito pela Microsoft em 2020. Atualmente, somente empresas que pagam por correções de segurança ainda as recebem. A ideia é incentivar a migração para o Windows 10 ou o Windows 11.

Em 2021, estimavam-se cerca de 100 milhões de máquinas com Windows 7 em todo o mundo. Uma pesquisa da Lansweeper aponta que há mais dispositivos com Windows XP, 7 ou 8 no mundo do que com Windows 11, a versão mais recente do sistema operacional.

Quem ainda tem dúvidas sobre instalar o Windows 11 pode experimentar o Windows 10. Em geral, ele funciona bem até em computadores com menor desempenho. Assim, pode ser uma boa solução para quem não pode comprar um equipamento novo agora.