O sistema operacional (SO) é essencial para o funcionamento de um
O SO tem uma interface gráfica que permite que o usuário comum controle do computador. Sem ela, apenas desenvolvedores seriam capazes de operá-los, já que seria necessário lidar com programação.
Existem diversas opções disponíveis, mas algumas são mais populares. Veja, a seguir, quais são os mais usados — a partir de dados da StatCounter coletados até 31 de julho de 2022. Essa proporção de usuários tem se mantido já há alguns anos. Confira a seguir!
5. FreeBSD (0,01% do mercado)
Derivado do Unix, a mesma base do Linux e do Android, o FreeBSD é um software de código aberto. Em geral, é usado em computadores de mesa e notebooks, mas tem modificações para outros dispositivos, como PlayStations 3 e 4, servidores e firewalls. Como não é muito popular, é praticamente livre de vírus.
4. Chrome OS (1,86% do mercado)
Criado pelo Google, o SO foi pensado para os chromebooks — notebooks da marca que têm configurações básicas. Seu funcionamento é integrado aos serviços do Google: assim, o editor de textos é o Docs e os arquivos são sincronizados diretamente com a nuvem. É preciso, então, ter conexão com a internet. O Chrome OS é o caçula da categoria, mas já ocupa a quinta posição do ranking. É ideal para computadores com pouco espaço de armazenamento.
3. Linux (2,81% do mercado)
O Linux foi criado por Linus Torvalds para ser a alternativa a sistemas operacionais pagos. Seu kernel é desenvolvido pela comunidade, que busca constantemente expandir a usabilidade enquanto mantém a segurança e a estabilidade. Tem muitas variantes e é o preferido dos desenvolvedores. Atualmente, é o sistema operacional mais empregado em servidores, bancos de dados e computadores voltados para uso técnico.
2. macOS (14,4% do mercado)
É o SO oficial dos computadores da Apple. Projetado exclusivamente para os computadores da marca, não pode ser instalado em outros dispositivos. É o segundo sistema operacional mais popular do mundo, graças à popularidade da fabricante. Além de ser compatível com vários programas do iOS, tem integração com soluções e dispositivos da empresa.
1. Windows (74,73% do mercado)
Com liderança absoluta, o Windows é o SO mais utilizado no mundo: e está bem à frente do segundo colocado. Sua popularidade tem relação direta com o fato de as fabricantes de computador dos anos 1980 — entre elas a Apple — não terem interesse em criar programas para o equipamento. Elas, então, se tornaram clientes da
Desconhecidos
Essa categoria tem 6,19% de participação de mercado e engloba todos os sistemas que não puderam ser mapeados pela StatCounter. Ou seja, o algoritmo não foi capaz de identificar o sistema em execução, mesmo que ele seja algum dos presentes na lista.
Isso pode ocorrer por diferentes motivos: mecanismos de segurança, como navegadores antirrastreamento, firewalls ou utilitários projetados para ocultar dados do sistema operacional. Mais de 6% de pessoas do planeta estão nessa condição, o que indica a preocupação com a