Ouvindo...

Veículo impresso em 3D combina bicicleta elétrica e carro

Híbrido pode se deslocar em ciclovias e no trânsito, com velocidade máxima de até 70 Km/h

Veículo impresso em 3D é híbrido de bicicleta elétrica e carro

Impresso em 3D, o Uila é um veículo elétrico que combina bicicleta com automóvel ultracompacto. Alternativa para ambientes urbanos lotados, ele pode se tornar uma opção de meio de transporte sustentável.

Leia mais:

Criado pela nFrontier, uma startup de mobilidade alemã, o híbrido oferece o conforto e a conveniência de um carro (o que inclui a capacidade de levar uma carga de até 250 Kg e mais um passageiro) aliados à praticidade e à agilidade de uma bicicleta elétrica.

Com 230 cm de comprimento, 170 cm de altura e 90 cm de largura, pode se deslocar tanto em ciclovias como no trânsito. Segundo a fabricante, o modelo é capaz de atingir velocidade máxima de até 70 Km/h.

O veículo de quatro rodas tem propulsão elétrica, volante e marcha à ré, e é operado a partir de um pedal com cinco modos de assistência — o condutor deve pedalar continuamente ainda que suavemente para manter o híbrido em funcionamento.

Além disso, o Uila tem uma central multimídia que pode ser conectada ao smartphone do usuário. Há, ainda, funções de direção autônoma: é possível chamar o carro remotamente por um app dedicado para que ela venha buscar o condutor.

Daniel Buening, CEO da nFrontier, destaca que o automóvel tem um conjunto de funções e recursos digitais, que supera os padrões atuais da indústria de bicicletas, e vem como resposta a alguns desafios atuais, como a mudança climática e a crise de energia. “É uma solução de mobilidade verdadeiramente sustentável e revolucionária.”

Na Europa, o veículo será considerado uma bicicleta elétrica. A nFrontier espera lançá-lo na Alemanha até 2024, mas o preço ainda não foi anunciado. A expectativa é que, como usa impressão 3D, o Uila tenha custo de produção e prazo de entrega menores que os concorrentes.