O segundo turno das Eleições 2022 será disputado daqui a dois dias, no domingo (30). Nesta reta final, muitas
notícias falsas podem confundir o eleitor. Elas podem chegar por mensageiros instantâneos, como WhatsApp, ou pelas redes sociais e trazer afirmações ou montagens que parecem legítimas.
Sempre que receber alguma delas, procure mais informações para ter certeza de que se trata de verdade. Existem serviços especializados em verificar a veracidade de conteúdo espalhado na internet. A seguir, apresentamos alguns dos projetos que permitem que você confirme informações e, assim, evite as fake news.
Agência Lupa
A
Lupa combate a desinformação a partir da verificação de fatos e da educação midiática. A equipe acredita no esforço coletivo para fornecer caminhos para lidar com a desinformação a partir da análise e da interpretação de dados. Em 2019, integrou o The Trust Project e se tornou a primeira plataforma especializada em fact-checking a fazer parte do consórcio mundial. Segue os preceitos de transparência jornalística e acessibilidade de conteúdo.
Aos Fatos
Essa
plataforma jornalística investiga campanhas de desinformação a partir de uma metodologia de apuração e verificação reconhecida internacionalmente. Produz relatórios de inteligência e monitoramento de desinformação e discurso de ódio nas principais redes sociais com dados obtidos por um algoritmo preditivo desenvolvido por cientistas de dados, estatísticos, linguistas e jornalistas para facilitar o entendimento sobre campanhas mentirosas.
Fato ou Boato
Iniciativa da Justiça Eleitoral, o
Fato ou Boato foi criado em 2020 para esclarecer sobre o processo eleitoral. É parte do Programa de Enfrentamento à Desinformação, que mobiliza mais de 70 instituições (partidos políticos e entidades públicas e privadas) para combater os efeitos negativos da desinformação.
Projeto Comprova
O
Projeto Comprova tem como objetivo identificar e enfraquecer as técnicas de manipulação e propagação de fake news. Para isso, investiga declarações, especulações e rumores a partir de textos, vídeos, imagens e gráficos. Os profissionais contextualizam e esclarecem as informações relacionadas a políticas públicas no âmbito federal, a pandemia e outros temas relacionados ao processo eleitoral.