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Magnetismo terrestre altera pistas de aeroporto de São Paulo

No início do mês, as duas pistas do Aeroporto Internacional de Guarulhos tiveram suas indicações substituídas

Numeração já foi atualizada no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo

Os números estampados em pistas de aeroportos representam o ângulo de orientação da bússola para que um piloto direcione o avião corretamente. No início do mês, as duas pistas do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, tiveram essas indicações substituídas. Antes, elas marcavam 09L/27R e 09R/27L. Agora, têm 10L/28R e 10R/28L. É a primeira mudança desde a inauguração da unidade, há 37 anos.

Regidas pelo campo magnético terrestre, as bússolas são afetadas por mudanças nele. O campo magnético da Terra é como um enorme ímã, criado pelo fluxo de metais derretidos (ferro e níquel), que se movimentam na camada mais externa e líquida do núcleo da Terra. Isso promove mudanças magnéticas e faz que o Norte esteja sempre em movimento.

Recentemente, porém, isso tem ocorrido mais rápido do que o previsto. Entre 1990 e 2005, o movimento do Norte magnético passou da tradicional velocidade entre 0 e 15 Km por ano para os atuais 50 a 60 Km por ano. Quando foi encontrado pela primeira vez, em 1831, ele estava nas ilhas do Ártico canadense. Hoje, fica em um ponto na costa da Groenlândia, a cerca de 400 quilômetros do polo norte geográfico, e segue em direção à Sibéria, na Rússia.

Essa inconstância afeta diferentes sistemas de navegação — como os de aviões, de navios e até de smartphones. Por isso, o Modelo Magnético Mundial (um mapa que descreve o campo magnético terrestre no espaço e no tempo) precisa ser alterado periodicamente. A atualização mais recente foi em 2020. A próxima está prevista para 2025.

Pequena diferença, grandes implicações

As alterações nos números das pistas do Aeroporto Internacional de Guarulhos foram necessárias para evitar incidentes em pousos e decolagens. As convenções aeronáuticas internacionais determinam que o número das pistas varia de 01 a 36 — e seu alinhamento tem como referência sempre o Norte magnético.

Se a bússola aponta, por exemplo, para 92º, a numeração é 09. Já para 257º, é 26 (se o algarismo final for maior que cinco, arredonda-se para cima). Com pistas paralelas, os números são acompanhados das letras L (indica a da esquerda), R (a da direita) e C (a do centro, se houver).

Em Guarulhos, os rumos mudaram de 95º para 96º e de 275º para 276º. Embora seja pequena, essa alteração afeta o arredondamento e pode fazer diferença em um pouso com pouca visibilidade, por exemplo. Além das marcações em solo e das sinalizações do pátio, foi necessário mudar a documentação de navegação e os sistemas informativos do tráfego aéreo.

Sem essa atualização, erros podem ser fatais. Em 2006, por exemplo, o voo 5191 da Comair se acidentou após pousar no Aeroporto de Lexington, no Kentucky (EUA), porque o piloto se confundiu e pousou em uma pista muito curta. Entre as 50 pessoas a bordo, apenas uma sobreviveu.

Por isso, órgãos regulatórios de todo o mundo acompanham as alterações no campo magnético terrestre. No Brasil, a responsável por essa verificação é a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).