Ouvindo...

Maior telescópio solar do mundo apresenta novas fotos do Sol

Imagens celebram inauguração do equipamento Daniel K. Inouye, instalado no Havaí

Tecnologia permite estudos mais aprofundados do Sol

Fotos tiradas em 3 de junho e reveladas em 5 de setembro pela equipe do telescópio solar Daniel K. Inouye, da Fundação Nacional de Ciência (NSF) dos EUA, mostram, com riqueza de detalhes, a cromosfera — a camada da atmosfera do Sol acima da superfície. As imagens mostram uma região de 82.500 quilômetros de diâmetro.

A cromosfera só pode ser vista durante um eclipse solar total, quando a sombra da Lua sobre o disco solar cria uma borda vermelha. O material celebra a inauguração do maior observatório solar do mundo, cuja tecnologia tem ajudado a mudar a compreensão dos cientistas sobre essa região.

A primeira imagem revela a saída de jatos de plasma dos grânulos em direção à coroa solar. Já na segunda, os grânulos aparecem em destaque — cada um deles mede cerca de 1.600 quilômetros de largura. As imagens representam apenas um pedacinho do Sol e, para referência, as imagens incluem a Terra em escala.

Matt Mountain, astrônomo e presidente da Associação de Universidades para Pesquisa em Astronomia (Aura), o telescópio solar Daniel K. Inouye inaugura uma “nova era da Física Solar”. Os dados captados por ele trarão informações importantes sobre a atividade do Sol.

Os cientistas esperam, então, poder prever e se preparar melhor para tempestades solares — esses eventos podem causar apagões globais, bem como interrupção de sinais de comunicação e internet. O Inouye fica no Havaí, no cume do vulcão oriental de Maui, o Haleakalā.