Fotos tiradas em 3 de junho e reveladas em 5 de setembro pela equipe do telescópio solar Daniel K. Inouye, da Fundação Nacional de Ciência (NSF) dos EUA, mostram, com riqueza de detalhes, a cromosfera — a camada da atmosfera do
A cromosfera só pode ser vista durante um eclipse
A primeira imagem revela a saída de jatos de plasma dos grânulos em direção à coroa solar. Já na segunda, os grânulos aparecem em destaque — cada um deles mede cerca de 1.600 quilômetros de largura. As imagens representam apenas um pedacinho do Sol e, para referência, as imagens incluem a Terra em escala.
Matt Mountain, astrônomo e presidente da Associação de Universidades para Pesquisa em Astronomia (Aura), o telescópio solar Daniel K. Inouye inaugura uma “nova era da Física Solar”. Os dados captados por ele trarão informações importantes sobre a atividade do Sol.
Os cientistas esperam, então, poder prever e se preparar melhor para tempestades solares — esses eventos podem causar apagões globais, bem como interrupção de sinais de comunicação e internet. O Inouye fica no Havaí, no cume do vulcão oriental de Maui, o Haleakalā.