Ouça a rádio

Compartilhe

Fotógrafo registra passagem da ISS em frente ao Sol; veja

“Eu estava no lugar certo e na hora certa para as fotos”, diz o profissional

ISS passa em frente ao Sol

Depois que descobriu que a Estação Espacial Internacional (ISS) estaria visível sobre sua casa em Whilton, no Reino Unido, em 17 de junho, o fotógrafo e astrônomo amador Jamie Cooper preparou um telescópio e uma câmera de vídeo de alta velocidade para registrar o trânsito. A passagem mal durou um segundo, mas foi fotografada às 6h22 daquele dia (pelo horário de Brasília). 

A ISS estava a cerca de 400 Km de altitude e se deslocava a aproximadamente 27.300 Km/h. “Era uma oportunidade que não podia perder”, diz Cooper. “Verifiquei a data três dias antes e a estação ia ‘escapar’ da minha casa”, recorda. “Quando verifiquei um dia antes, vi que ela estaria sobre a minha casa. Tive muita sorte!”

Em entrevista à BBC, Cooper diz que estava no lugar certo e na hora certa para as fotos. A câmera usada para obter as imagens registra 80 quadros por segundo — um equipamento comum captura fotos à velocidade de 25 quadros por segundo. Veja, a seguir, as imagens obtidas pelo profissional.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jamie Cooper (@jamiecooperphotography)

Cuidados ao observar o Sol

Cooper destaca que, para obter as imagens, ele usou um telescópio especializado com filtro. “Não se deve olhar diretamente para o Sol — sem usar filtros — porque isso pode causar cegueira permanente", lembra. Diferentes técnicas permitem observar o astro com segurança. Com um telescópio, por exemplo, é possível usar um filtro solar apropriado para a observação, exatamente como fez Cooper.

Outra opção é usar um método de observação indireta, como uma câmera pinhole. O acessório pode ser feito com materiais disponíveis em casa: neste vídeo da Nasa, há instruções para construir uma. Essa alternativa é bastante adotada na observação de eclipses solares, já que, além da segurança proporcionada ao acompanhamento do fenômeno, permite projetar a imagem do Sol em uma superfície para que várias pessoas a vejam.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido