Ouvindo...

Vídeo mostra objeto caindo do céu em zona rural de Minas, e família diz ser ‘meteorito’

‘A gente acredita que é um meteorito porque, nesses dias, estava ocorrendo chuva de meteoros, no final do mês de julho’

Universidade Federal de Juiz de Fora analisa objetivo

Mistério na zona rural do município de Tabuleiro, na Zona da Mata de Minas: um objeto não identificado caiu do céu sobre o telhado de um curral no último sábado (2). Câmeras de segurança da propriedade registraram o momento, que espantou aves e deixou os cavalos alvoroçados. No vídeo, é possível ouvir um estrondo.

Apesar do susto, nenhum animal se feriu. A Itatiaia conversou com a engenheira eletricista Ramires Lopes, de 27 anos, sobrinha da proprietária do sítio, nesta segunda-feira (4). Elas acreditam se tratar de um meteorito e, por isso, encaminharam o objeto — semelhante a uma pedra — para análise na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

“A gente acredita que é um meteorito porque, nesses dias, estava ocorrendo chuva de meteoros, no final do mês de julho. E também haverá no mês de agosto. A região lá não tem nada mais alto. É uma estrada com uma ou outra residência. Então, caiu realmente do céu”, disse ela à Itatiaia nesta segunda-feira (4).

A reportagem entrou em contato com a assessoria da UFJF para saber o prazo da conclusão da análise do objeto e aguarda retorno.

Chuva de meteoros

No final do mês passado, parte do céu do Brasil foi palco de dois fenômenos astronômicos: as chuvas de meteoros Alfa Capricornídeos e Delta Aquáridas.

Segundo o professor, pesquisador e diretor do Observatório Espacial Heller & Jung, Dr. Carlos Fernando Jung, a chuva de meteoros Delta Aquáridas ocorre anualmente quando a Terra atravessa uma trilha de detritos deixada pelo cometa 96P/Machholz. No entanto, o fenômeno não foi registrado em Minas, mas no Sul do Brasil.

Agosto também deve registrar fenômeno semelhante. Trata-se da chuva de meteoros Perseidas, um dos eventos astronômicos mais aguardados do ano no hemisfério norte, que poderá ser visto do Brasil — especialmente de Itapetininga e Sorocaba, no interior de São Paulo. O pico do fenômeno está previsto para a madrugada entre os dias 11 e 13 de agosto.

Leia também

Chuvas de meteoros poderão ser vistas em BH: veja horários e como observar

Chuva de meteoros: saiba tudo sobre o fenômeno que poderá ser visto nesta quarta e quinta (31)

Leia também

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.