Mistério na zona rural do município de Tabuleiro, na Zona da Mata de Minas: um objeto não identificado caiu do céu sobre o telhado de um curral no último sábado (2). Câmeras de segurança da propriedade registraram o momento, que espantou aves e deixou os cavalos alvoroçados. No vídeo, é possível ouvir um estrondo.
Apesar do susto, nenhum animal se feriu. A Itatiaia conversou com a engenheira eletricista Ramires Lopes, de 27 anos, sobrinha da proprietária do sítio, nesta segunda-feira (4). Elas acreditam se tratar de um meteorito e, por isso, encaminharam o objeto — semelhante a uma pedra — para análise na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
“A gente acredita que é um meteorito porque, nesses dias, estava ocorrendo chuva de meteoros, no final do mês de julho. E também haverá no mês de agosto. A região lá não tem nada mais alto. É uma estrada com uma ou outra residência. Então, caiu realmente do céu”, disse ela à Itatiaia nesta segunda-feira (4).
Vídeo mostra objeto caindo do céu em zona rural de Minas, e família diz ser ‘meteorito’
— Itatiaia (@itatiaia) August 4, 2025
Clique e confira 👇https://t.co/nqhuizqTcK pic.twitter.com/BZKt7diNJi
A reportagem entrou em contato com a assessoria da UFJF para saber o prazo da conclusão da análise do objeto e aguarda retorno.
Chuva de meteoros
No final do mês passado, parte do céu do Brasil foi palco de dois fenômenos astronômicos: as chuvas de
Segundo o professor, pesquisador e diretor do Observatório Espacial Heller & Jung, Dr. Carlos Fernando Jung, a chuva de meteoros Delta Aquáridas ocorre anualmente quando a Terra atravessa uma trilha de detritos deixada pelo cometa 96P/Machholz. No entanto, o fenômeno não foi registrado em Minas, mas no Sul do Brasil.
Agosto também deve registrar fenômeno semelhante. Trata-se da chuva de meteoros Perseidas, um dos eventos astronômicos mais aguardados do ano no hemisfério norte, que poderá ser visto do Brasil — especialmente de Itapetininga e Sorocaba, no interior de São Paulo. O pico do fenômeno está previsto para a madrugada entre os dias 11 e 13 de agosto.