Ouvindo...

Ventania que atingiu BH foi a quarta mais intensa do Brasil; veja lista

Além de BH, rajadas chegaram a 99 km/h em Bragança Paulista, 98 km/h no Campo de Marte e 95 km/h em Piracicaba

Moradores relataram um susto muito grande, chegando a pensar que poderia se tratar de um tremor de terra

O último dia do inverno, nesta segunda-feira (22), foi marcado por rajadas de vento extremas em várias regiões do país. Segundo o Climatempo, uma frente fria associada a um ciclone extratropical avançou pelo centro-sul do Brasil e provocou velocidades acima de 100 km/h. Em Belo Horizonte, a estação Cercadinho registrou rajadas de 95 km/h, a quarta mais forte do Brasil no período entre 14h e 22h desta segunda, empatada com Piracicaba, em São Paulo.

  • 99 km/h Bragança Paulista (SP)
  • 98 km/h São Paulo (aeroporto Campo de Marte) (SP)
  • 95 km/h Piracicaba (SP)
  • 95 km/h Belo Horizonte/Cercadinho (MG)
  • 92 km/h São Paulo (Santana – estação do CGE) (SP)
  • 87 km/h São Paulo (aeroporto de Congonhas) (SP)
  • 84 km/h Costa Rica (MS)
  • 83 km/h São Simão (GO)

O vendaval provocou estragos na Vila Fazendinha, no Aglomerado da Serra, Região Centro-Sul da capital. O telhado de um conjunto de prédios residenciais foi destruído, dois postes caíram e fios de energia elétrica se romperam.

Chuva

Segundo dados divulgados pela Defesa Civil da capital mineira, entre a noite dessa segunda-feira (22) e a manhã desta terça (23), o Barreiro acumulou 17,5 milímetros de chuva em apenas 12 horas, o equivalente a 35,6% da média histórica de setembro.

A média mensal é de 49,2 milímetros. Só no Barreiro, o volume acumulado até as 6h de hoje já chegou a 20,2 mm (41,1% da média).

Além do Barreiro, as regionais Oeste (7,6 mm), Centro-Sul (7,2 mm) e Noroeste (5,8 mm) foram as mais atingidas. No acumulado de setembro, depois do Barreiro, os maiores volumes de chuva foram registrados na Oeste (11,2 mm), Pampulha (9,6 mm) e Noroeste (8,8 mm).

Leia também

Previsão do tempo

Nesta terça-feira (23), o dia deve seguir com céu nublado, possibilidade de chuvas, por vezes fortes, e trovoadas isoladas. De acordo com a Defesa Civil, a mínima registrada foi de 17,6 °C, e a máxima prevista para hoje é de 29 °C.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.