O fim de julho será marcado por
A Alpha Capricornídeos atinge o pico na noite desta quarta-feira e é conhecida por meteoros brilhantes, com uma média de cinco por hora. Eles viajam a uma velocidade de 23 km por segundo e têm origem na Constelação de Capricórnio.
Já a Delta Aquáridas do Sul deve atingir o ápice na madrugada de quinta-feira (31), com uma taxa de 15 a 25 meteoros por hora e velocidade de 41 km por segundo. Essa chuva é ligada à Constelação de Aquário.
O melhor horário para observar as duas chuvas é entre meia-noite e o amanhecer. O ON recomenda procurar locais escuros, longe da poluição luminosa das cidades. Olhar para qualquer direção do céu pode ajudar, mas focar nas constelações indicadas aumenta as chances de visualização.
O que são os meteoros
Segundo o observatório, meteoros são corpos celestes pequenos que cruzam o espaço e penetram na atmosfera terrestre, incendiando-se parcial ou completamente devido à interação com a atmosfera e o oxigênio.
Esse fenômeno cria uma luminosidade no céu, comumente conhecida como “estrela cadente”. Uma chuva de meteoros ocorre quando diversos meteoros cruzam o céu noturno, originando-se de um ponto em comum, chamado radiante.
* Com informações da Agência Brasil
* Sob a supervisão de Lucas Borges