O céu brasileiro será palco de dois fenômenos astronômicos nesta semana: as chuvas de meteoros Alfa Capricornídeos e Delta Aquáridas, que atingirão o pico a partir da noite desta terça-feira (29).
Conforme o
Para quem pretende observar os fenômenos, a recomendação é procurar um local escuro, longe da poluição das cidades, e monitorar o céu a partir da meia-noite.
Segundo o observatório, meteoros são corpos celestes pequenos que cruzam o espaço e penetram na atmosfera terrestre, incendiando-se parcial ou completamente devido à interação com a atmosfera e o oxigênio.
Esse fenômeno cria uma luminosidade no céu, comumente conhecida como “estrela cadente”. Uma chuva de meteoros ocorre quando diversos meteoros cruzam o céu noturno, originando-se de um ponto em comum, chamado radiante.
Confira quando os fenômenos irão cruzar o céu:
Alpha Capricornídeos:
O fenômeno será o primeiro a cruzar o céu conforme o observatório. Isso entre a noite desta terça-teira (29) e a madrugada de quarta (30). Conhecida por seus meteoros brilhantes, essa chuva oferece uma taxa modesta, porém notável, de cerca de 5 meteoros por hora.
Ainda conforme o órgão, esta chuva será vista igualmente bem em ambos os lados do equador. O fenômeno está em atividade desde o dia 3 de julho, porém seu pico será a partir de hoje.
- Condição da Lua no Pico: 27% iluminação
- Velocidade dos meteoros: 23 km/s
- Localização no Céu: Constelação de Capricórnio
- Melhor horário para visualizar: A partir da meia-noite até próximo ao amanhecer
Delta Aquáridas do Sul:
Já os meteoros Delta Aquáridas terá seu pico na madrugada desta quinta-feira (31). Segundo o observatório, esta chuva é caracterizada por uma taxa de 15 a 25 meteoros por hora no dia do pico.
O fenômeno está ativo desde o dia 12 de julho.
- Velocidade: 41 km/s
- Localização no Céu: Constelação de Aquário
- Condição da Lua: 27% iluminada
- Melhor horário para visualizar: A partir da meia-noite até próximo ao amanhecer
Veja dicas para observação:
Para quem pretende observar os fenômenos astronômicos, a dica é que olhe para qualquer lugar no céu, pois os meteoros podem aparecer em qualquer parte, mas focar nas constelações de Capricórnio e Aquário pode aumentar suas chances de observar essas maravilhas celestes.