Ouvindo...

Prefeita de Mário Campos diz que transporte metropolitano é ‘drama gigantesco’

A prefeita, professora Andresa, afirmou que o município está tentando minimizar a situação com a empresa responsável pelo transporte metropolitano

Neste ano, o governo estadual entregou uma nova frota de ônibus para diversas cidades da região metropolitana.

A prefeita de Mário Campos, na região metropolitana de Belo Horizonte, Professora Andresa (PSB), afirmou que, atualmente, não há ônibus diretos que conectem a cidade à capital mineira. “O transporte metropolitano é um drama gigantesco. Atualmente, os veículos não saem do município. Nós temos um único ônibus que vira ali na região do Fecho do Funil”, disse em entrevista à Itatiaia nesta quarta-feira (25).

A única linha que conecta os dois municípios é a 3782, de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), com a tarifa de R$ 15,25.

No site do DER, consta que a linha circula apenas em dois horários: 5h20 e 17h20. Aos sábados, domingos e feriados, não há horários disponíveis.

De acordo com ela, para ter mais opções no trajeto para BH, os usuários precisam fazer o deslocamento para cidades vizinhas. “O outro transporte que traz a população até o Centro [de BH] sai de Brumadinho. De Mário Campos tem que parar numa estação em Sarzedo, o que piorou muito a situação”, explicou.

Segundo a prefeita, o município quer agendar uma reunião com a empresa responsável pelo serviço, Santa Rita Transporte Urbano e Rodoviário, conhecida como Saritur, para reverter a redução no quadro de horários. “O que já era ruim ficou ainda pior, além da frota sucateada”.

Leia também

Veja a entrevista na íntegra:

A Itatiaia procurou a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), que, em nota, afirmou que o município de Mário Campos é atendido por diversas linhas do transporte metropolitano e conta com opções de ligação com o Terminal de Sarzedo, o que amplia as possibilidades de deslocamento.

Segundo o comunicado, atualmente, as linhas disponíveis estão:

  • 3236 – Betim/Mário Campos (via Tarcísio)
  • 3789 – Brumadinho/Betim (via Sarzedo)
  • 3787 – Conceição de Itaguá/Belo Horizonte
  • 3732 – Instituto Cultural Inhotim/Belo Horizonte – Executivo
  • 3782R – Mário Campos/Belo Horizonte
  • 3782P – Mário Campos/Belo Horizonte
  • 3721 – Terminal Sarzedo/Fecho Funil – Mário Campos
  • 3785R – Terminal Sarzedo/Brumadinho
  • 3785P – Terminal Sarzedo/Brumadinho
  • 3722 – Terminal Sarzedo/Mário Campos (via Campo Belo)

A secretaria informa que, no horário de pico, a média é de 40 passageiros por viagem e, por isso, não seria possível ampliar o quadro de horários neste momento. “A Seinfra reforça que, havendo aumento na demanda, os horários poderão ser reavaliados”, finaliza.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
Eustáquio Ramos é repórter e apresentador da Itatiaia