Ouvindo...

Falta de ônibus diretos para BH atrapalha população de Mário Campos (MG)

Moradores da cidade da Grande BH reclamam da falta de opções, dos horários espaçados e dos veículos constantemente cheios

Moradores de Mário Campos pedem o retorno do ônibus direto da cidade para Belo Horizonte

Moradores de Mário Campos, na região metropolitana de Belo Horizonte, reclamam da falta de transporte público suficiente para atender quem trabalha na capital. Passageiros afirmam que a população não conta com uma linha direta para Belo Horizonte, deixando o trajeto ainda mais demorado.

Atualmente, os passageiros que querem seguir de Mário Campos em direção ao Barreiro, em BH, precisam pegar um ônibus até o Terminal de Sarzedo e, depois, outro ônibus até a capital mineira. O problema é que o trajeto desse segundo coletivo passa por dentro de Ibirité, cidade que realiza uma série de obras que complicam o trânsito e o percurso do transporte público.

A auxiliar administrativa Maria do Carmo de Jesus procurou a Itatiaia para denunciar o problema. Há um ano, ela protocolou uma reclamação no Ministério Público Estadual, mas a situação, segundo ela, só tem piorado.

“Quando eu mudei para cá, ainda tinha linha direto para o Centro de BH, então o tempo era bem menor. Em 2014, construíram um novo terminal falando que teríamos mais opção, mas isso não aconteceu. É ônibus cheio, atrasado, a linha direta não foi colocada. Nós queremos um ônibus que passe por fora de Ibirité.”

A recepcionista Raquel Luiza conta que o número de ônibus para Ibirité foi reduzido drasticamente e classifica o sistema de transporte como “precário”. Já o almoxarife Isaías Francisco conta que o intervalo de tempo para a passagem dos ônibus não coincide com o horário anunciado.

“No domingo de manhã, por exemplo, não tem os ônibus no horário em que a gente precisa bater ponto. A gente fica muito limitado. São dezenas de pessoas que já perderam o emprego por causa do atraso.”

A reportagem procurou a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, responsável pelo transporte metropolitano, e aguarda um retorno.

Ana Luiza Bongiovani é jornalista e também graduada em direito. É repórter da Itatiaia.