Torre Palace, primeiro hotel de luxo de Brasília, é demolido; veja vídeo

Edifício tinha 14 andares e funcionou na capital federal por 40 anos

Torre Palace Hotel é demolido neste domingo (25), em Brasília

Foi demolido na manhã deste domingo (25) o Torre Palace Hotel, primeiro edifício de luxo construído em Brasília. O evento reuniu ao menos 100 pessoas, que se concentraram nas proximidades por volta das 8h.

Inaugurado em 1973, o hotel funcionou por 40 anos. Ele tinha 140 acomodações, 14 andares e possuía classificação de quatro estrelas. Com vista privilegiada para o Eixo Monumental, hospedou autoridades, diplomatas, empresários e celebridades do Brasil e do exterior.

O Torre Palace foi abandonado em 2013, após uma disputa entre os filhos do falecido proprietário, o empresário libanês Jibran El-Hadj, pela herança do empreendimento.

A implosão do hotel foi coordenada por uma operação integrada entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Distrito Federal e a Defesa Civil, além de outros órgãos do Governo do Distrito Federal.

Dois hotéis que estão localizados no raio de 100 metros do edifício implodido foram evacuados. Além disso, houve interdição total de vias e retirada de veículos.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fez a segurança e o controle de acesso; o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), os alertas e o apoio operacional; o Detran-DF, os bloqueios e a retirada de veículos; o Samu atuou para a possibilidade de emergências médicas; e a Neoenergia e a Caesb realizaram desligamentos preventivos de energia e água.

O cronograma contou com alertas sonoros às 9h57, 9h58 e 10h.

Novo empreendimento

O Torre Palace foi comprado por um grupo que pretende construir um novo hotel no local. A expectativa é que sejam construídos entre 230 e 250 apartamentos, distribuídos em 16 andares, no novo edifício.

Hotel tradicional

Localizado no Setor Hoteleiro Norte, o hotel rapidamente se consolidou como um dos endereços mais disputados de Brasília logo após sua inauguração. Pouco tempo depois de abrir as portas, o Torre Palace já recebia nomes de destaque do esporte, da música e da televisão.

Em outubro de 1973, por exemplo, ficaram hospedados no local três jogadores do tricampeonato mundial da Seleção Brasileira: o capitão Carlos Alberto Torres, além de Zé Maria e Rivellino. No mês seguinte, o hotel recebeu o grupo Os Diagonais e os cantores Jair Rodrigues e José Cipriano, reforçando a posição do prédio como ponto de encontro de artistas e personalidades.

O cenário começou a mudar após a morte de Jibran El-Hadj. Sem a liderança do fundador, o empreendimento entrou em decadência, acumulou problemas financeiros e administrativos e acabou encerrando suas atividades em 2013.

A partir daí, o edifício passou a sofrer invasões e depredações, tornando-se foco de insegurança e degradação urbana em uma das áreas mais valorizadas da capital.

* Com CNN Brasil

Leia também

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Jornalista formada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e graduanda em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Foi editora do Jornal da Itatiaia e, atualmente, integra a equipe do portal da Itatiaia como chefe de reportagem.

Ouvindo...