A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quarta-feira (1º), um mandado de busca e apreensão em Serra do Salitre, no Alto Paranaíba, durante a Operação Olhos de Águia.
A ação investiga o armazenamento e o compartilhamento de material relacionado ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.
De acordo com a PF, as investigações começaram a partir de fatos registrados em Ibiá e Araxá. Na operação, foram apreendidos computadores e um celular, que passarão por perícia para verificar se o suspeito também teria cometido outros crimes e se há envolvimento de terceiros.
A pena para esse tipo de crime pode chegar a 10 anos de prisão.
Termos e prevenção
A corporação reforça que, embora a legislação brasileira ainda use o termo “pornografia infantil”, o mais adequado é tratar como abuso sexual ou violência sexual contra crianças e adolescentes, expressões que refletem com a gravidade das violações.
Além disso, a PF alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.
“Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura, e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento — como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador — pode ajudar a identificar situações de risco”, disse.