Até quando vai chover? Veja a previsão do tempo para o Carnaval em BH

Previsão indica menos chuva e aumento das temperaturas no feriado prolongado

Depois de dias de capa de chuva sempre à mão, os foliões de Belo Horizonte podem respirar mais aliviados. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) começa a perder força, abrindo espaço para menos chuva, tempo mais firme e temperaturas um pouco mais altas durante o feriado prolongado.

A previsão indica que, a partir da metade da semana, a chuva passa a ocorrer de forma mais isolada, o que tende a garantir dias mais ensolarados para blocos de rua.

“A Zona de Convergência do Atlântico Sul perde força ao longo da semana. A partir de quarta-feira (11), as chuvas diminuem em grande parte do estado e do Sudeste, ficando mais isoladas e concentradas no fim da tarde ou à noite, principalmente na quinta e na sexta. No fim de semana, a chance de chuva cai ainda mais, e as temperaturas sobem levemente, entre dois e três graus, melhorando o tempo durante o Carnaval”, explicou o meteorologista Lizandro Gemiacki, do Inmet.

Leia também:

Sem previsão de onda de calor

Apesar do sol aparecer com mais frequência e das temperaturas subirem um pouco, o especialista afirma que não há previsão de onda de calor.

“Quanto à onda de calor, a princípio, não temos nenhuma previsão. As temperaturas devem ficar um pouco mais elevadas no fim de semana por causa da diminuição das chuvas, mas não muito acima da média. Não chega a atingir o critério para onda de calor”, destacou o meteorologista.

Mesmo com a impressão de um verão mais chuvoso, Lizandro disse que o clima segue dentro da normalidade para esta época do ano.

“A gente ainda tem um mês, mês e meio praticamente de verão. Ele só termina em março, então é difícil dizer se foi o mais chuvoso. A princípio, não tem nada que indique isso. O comportamento está bem normal para a estação, que vai do fim de outubro até março, com chuvas mais frequentes entre dezembro, janeiro e fevereiro”, explicou Lizandro.

Leia também

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...