Ouvindo...

Fraude no INSS: Correios atualiza balanço de aposentados no primeiro dia atendimento em MG

Apesar de serviço ter apresentado instabilidade no início do dia, na parte da tarde, sistema dos Correios funcionou normalmente

Atendimento de aposentados e pensionistas lesados por fraude no INSS começou nesta sexta-feira (30) nas agências dos Correios

Os correios informaram que até as 17h desta sexta-feira (30), no primeiro dia de atendimento aos aposentados e pensionistas do INSS nas agências, já foram atendidos 7 mil aposentados. Os postos da empresa estão fornecendo atendimento para quem está com dificuldade de checar os descontos e reivindicar o ressarcimento de forma online.

Ao anunciar a alternativa, o atual presidente do INSS, Gilberto Waller, explicou que esse atendimento é feito principalmente para população que não tem acesso à tecnologia.

Dessa forma, os serviços presenciais para as vítimas serão realizados somente nas agências dos Correios. “A gente está utilizando a parceria com os Correios para chegar em municípios pequenos onde há mais dificuldade no uso da tecnologia ou no uso da telefonia”, explica o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.

Instabilidade

Na manhã desta sexta-feira (30), o sistema dos Correios apresentou instabilidade. Inicialmente, o advogado-geral da União, Jorge Messias, chegou a informar que a plataforma teria entendido que estava sob um ataque hacker devido ao grande número de acessos.

“Algumas unidades tiveram essa oscilação. Por quê? Porque foi um grande número de acessos e o sistema entendeu que era uma invasão que tava tendo. E daí bloqueou automaticamente para proteção. Isso já foi visto com a Dataprev, INSS e Correios e já tá sendo liberado no Brasil”, detalhou o presidente do INSS, Gilberto Waller, durante coletiva de imprensa.

No entanto, segundo a assessoria de imprensa do INSS, a instabilidade do sistema foi causada pelos ajustes de regras de operação entre as redes da Dataprev e dos Correios. “A situação foi rapidamente resolvida pelas equipes técnicas de ambas as empresas. Ressalta-se que não foi identificado nenhum incidente de segurança no processo”, informou a instituição em nota.

Leia também

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento
Apaixonado por rádio, sou um bom mineiro que gosta de uma boa conversa e de boas histórias. Além de acompanhar a movimentação do trânsito, atuo também na cobertura de vários assuntos na Itatiaia. Sou apresentador do programa ‘Chamada Geral’ na Itatiaia Ouro Preto.