Muitos idosos deixaram a agência dos Correios da avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte, revoltados por não conseguirem resolver os descontos indevidos em suas folhas de pagamento, na manhã desta sexta-feira (30).
Um dos casos é o do Adão Tito, de 60 anos. Ele relatou que o atendente dos Correios informou que ele deveria procurar um posto do INSS e, caso o problema não fosse resolvido, deveria retornar à agência. Adão chegou cedo, por volta das 9h, mas a situação não foi resolvida.
Outro idoso, Cornélio da Silva, também comentou o ocorrido: “Disseram para voltar amanhã ou depois”.
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Segundo os Correios, a dificuldade enfrentada pelos idosos se deve à instabilidade no sistema. Conforme Oliveira, a lentidão ocorre em um momento de “volume grande de atendimentos”. Além disso, ele explicou que hoje é também o "último dia do prazo para entrega da declaração de imposto de renda, e há uma integração de sistemas, o que contribuiu para a situação”. Apesar da lentidão, Oliveira garantiu que a equipe “já está atuando”.
De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cerca de 1,8 milhão de beneficiários não autorizou os descontos, que ocorreram ao longo de vários meses. O atendimento nas agências dos Correios tem como objetivo facilitar o processo de verificação e possibilitar o reembolso para aqueles que tiveram valores indevidamente subtraídos de suas aposentadorias.
Fila se formou no início da manhã
Dezenas de idosos
Ela afirmou estar recebendo apenas R$ 400 por mês — questionando como é possível viver com tal quantia. Entre os afetados também está Nivaldo Turibio, de 66 anos, que relatou descontos indevidos desde 2023. Visivelmente emocionado, o aposentado não conseguiu nem mesmo falar sobre a situação.