Ouvindo...

Fraude do INSS: sistema registra lentidão, e fila continua na agência dos Correios do Centro de BH

Segundo representante dos Correios, a lentidão ocorre devido o grande volume de atendimentos; cerca de 1,8 milhão de beneficiários não autorizaram os descontos, que ocorreram ao longo de vários meses

Na imagem, o gerente Regional Negócios dos Correios em MG, Fabrício Oliveira

O sistema utilizado nas agências dos Correios para o atendimento de aposentados e pensionistas vítimas descontos indevidos em seus benefícios registrou lentidão nesta sexta-feira (30). A informação foi confirmada por Fabrício de Oliveira, gerente regional de negócios dos Correios em Minas Gerais.

Segundo Oliveira, a lentidão ocorre em um momento de “volume grande de atendimentos”. Além disso, ele explicou que hoje é também "último dia aí no prazo de entrega da declaração de imposto e renda e há uma integração de sistemas o que contribuiu para a situação.

Apesar da lentidão, Oliveira garantiu que a equipe “já está atuando”. “Estamos aproveitando para orientar aí os aposentados, pensionistas que já estão buscando e informações em nossas agências e logo, logo e nós estaremos a efetivando presentando o serviço”, afirmou.

Fila na porta dos Correios no Centro de BH

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cerca de 1,8 milhão de beneficiários não autorizaram os descontos, que ocorreram ao longo de vários meses. O atendimento nas agências dos Correios tem como objetivo facilitar o processo de verificação e possibilitar o reembolso para aqueles que tiveram valores indevidamente subtraídos de suas aposentadorias.

Leia também

Fila

Dezenas de idosos formam uma longa fila em frente a uma agência dos Correios na Avenida Afonso Pena, ao lado da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), no Centro da capital mineira.

Maria da Conceição, 75 anos, aguardava para ser atendida: ''Está descontando desde 1997 e nunca mais acaba’’. Ela afirmou estar recebendo apenas R$ 400 por mês — questionando como é possível viver com tal quantia.

Entre os afetados também está Nivaldo Turibio, de 66 anos, que relatou descontos indevidos desde 2023. Visivelmente emocionado, o aposentado não conseguiu nem mesmo falar sobre a situação.

''Estou sendo lesado pelo INSS há mais de 15 anos. Fizeram dois empréstimos que eu não concordo de jeito nenhum, um de 15 mil e outro de 24 mil’’, relatou Geraldo Cunha, de 78 anos.

Veja abaixo a lista de agências dos Correios que vão atender as vítimas dos descontos irregulares:

  • Ac Venda Nova (Rua Padre Pedro Pinto, Nº 780 - Venda Nova, Belo Horizonte)
  • Ac Shopping Del Rey (Avenida Presidente Carlos Luz, Loja 1147, Nº 3001 - Caicaras, Belo Horizonte)
  • Ac Shopping Cidade (Rua Rio De Janeiro, Lojas 19 E 20 Piso Gg, Nº 910 - Centro, Belo Horizonte)
  • Ac Savassi (Rua Pernambuco, Nº 1322 - Savassi, Belo Horizonte)
  • Ac Presid. Juscelino Kubitschek (Avenida Afonso Pena, Nº 1270 - Centro, Belo Horizonte)
  • Ac Parana (Avenida Parana, Nº 477 - Centro, Belo Horizonte)
  • Ac Justinópolis (Rua Padre Pedro Pinto, Loja 01, Nº 6709 - Venda Nova, Belo Horizonte)
  • Ac Jaraguá (Rodovia Anel Rodoviário Celso Mello Azev, Bloco 02, Nº 20901 - Universitário, Belo Horizonte)
  • Ac Cidade Administrativa (Rod Papa Joao Paulo Ii, Nº 4143 - Serra Verde Venda Nova, Belo Horizonte)
  • Ac Bh Shopping (Rodovia Br356, Loja 35, Nº 3049 - Belvedere, Belo Horizonte)Ac Barro Preto (Rua Ouro Preto, Nº 350/356 - Barro Preto, Belo Horizonte)
  • Ac Barreiro (Avenida Sinfrônio Brochado, Nº 550 - Barreiro, Belo Horizonte)
  • Ac Bairro Santa Efigênia (Avenida Brasil, Nº 675 - Santa Ifigênia, Belo Horizonte)
  • Ac Bairro Ouro Preto (Rua Joao Antonio Cardoso, Lojas 19, 20, 21, Nº 48, 50, 52 - Ouro Preto, Belo Horizonte)
  • Ac Aarão Reis (Rua Rio De Janeiro, Nº 234 - Centro, Belo Horizonte)
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.