Imagens que mostram homens fotografando prédios durante a madrugada circulam nas redes sociais e têm assustado moradores da região Centro-Sul de Belo Horizonte. O último registro aconteceu às 3h39 da última terça-feira (29) na rua Nicarágua, esquina com a avenida Nossa Senhora do Carmo, no bairro Sion.
O vídeo gravado pelo circuito de segurança de um dos edifícios flagra homens saindo de dois carros estacionados. O grupo desce e percorre a via a pé. Em determinado momento, um deles pega o celular e aponta para onde está a câmera. Às 4h43, os dois veículos deixam o local.
Vídeo flagra homens fotografando prédios de madrugada na região Centro-Sul de BH
— Itatiaia (@itatiaia) May 5, 2025
📲 Leia mais em https://t.co/ze8WN7tHaV
📹 Vídeo cedido à Itatiaia pic.twitter.com/Xvy7Izh5E2
Violência
Na mesma data, outras câmeras registraram o momento em que um ladrão quebra o vidro de um veículo e furta uma mochila que continha notebook, R$ 800 em dinheiro e um aparelho celular no bairro de Lourdes, na mesma região. O crime foi cometido às 8h12 na rua Santa Catarina, em frente ao número 1.551. Só este ano, segundo dados da secretaria de segurança de Minas, a capital mineira registrou 131 roubos a residências e empresas.
Em dezembro do ano passado, a Itatiaia mostrou
O que diz a polícia
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) informou que, até o momento, a instituição não tomou conhecimento formal acerca de possíveis ocorrências envolvendo a fotografia de prédios. Apesar disso, não é o primeiro vídeo com esse tipo de conduta suspeita a que a Itatiaia tem acesso.
“Em situações dessa natureza, orienta-se que o cidadão acione imediatamente o número 190, para que uma viatura possa ser direcionada ao local e realizar a devida abordagem”, disse a PM.
Segundo a instituição, a PM mantém patrulhamento contínuo na região, com policiamento e ações direcionadas. “As equipes operacionais realizam abordagens a indivíduos suspeitos, fiscalizações e monitoramento de áreas sensíveis, com o objetivo de coibir práticas criminosas e intensificar a presença policial em horários e locais estratégicos”, informou.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) disse que apura a ocorrência de furto registrada pela vítima no bairro de Lourdes.
“A PCMG orienta que todo cidadão lesado procure uma delegacia de polícia, mais próxima de sua residência, a fim de realizar o registro do fato e apresentar as provas/documentos que possam subsidiar os trabalhos de polícia judiciária, como também, prestar os devidos esclarecimentos”, informou.