Ouvindo...

Trânsito em BH fica caótico antes de Atlético x Cruzeiro no Mineirão; fila chega a 12 km

Principais vias de acesso ao ‘Gigante da Pampulha’ registram congestionamentos quilométricos na noite desta quinta-feira (11) em Belo Horizonte

Trânsito em BH fica caótico antes de clássico no Mineirão; Anel tem fila de 12 km

Antes do clássico decisivo entre Cruzeiro e Atlético pela partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil, o trânsito fica caótico em Belo Horizonte. O jogo será realizado às 19h30 desta quinta-feira (11) no Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão.

O Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo é um dos pontos de maior congestionamento. O trânsito está praticamente parado no sentido Vitória, com mais de 12 km de retenção, desde o Barreiro até o Viaduto São Francisco, na saída para a avenida Antônio Carlos. Por lá, o tráfego segue em “anda e para” por pelo menos 4 km, do Hospital Belo Horizonte até a avenida Abrahão Caram, trecho que concentra grande movimentação de torcedores.

Uma das principais vias de acesso para o “Gigante da Pampulha”, a avenida Carlos Luz (Catalão) tem retenção desde a avenida Américo Vespúcio até o estádio. A fila é de 4 km.

O fluxo de veículos também é intenso na saída do Centro, no acesso ao Complexo da Lagoinha. A causa é uma grande retenção na subida do Viaduto Oeste, no sentido Pampulha. Há reflexos de lentidão também na avenida do Contorno, desde a avenida Teresa Cristina até o Viaduto Itamar Franco.

Na Savassi, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, há lentidão na avenida Nossa Senhora do Carmo, desde o Shopping Ponteio até a avenida do Contorno, que registra tráfego carregado em diversos pontos.

Leia também

Na segunda-feira (8), o Mineirão divulgou que são esperados 61.584 cruzeirenses para a partida, que será realizada com torcida única.

As intervenções no trânsito

  • Três horas antes do início do jogo, os semáforos da avenida Antônio Carlos, no sentido Pampulha, entre a rua Aporé e a avenida Abrahão Caram, e no sentido Centro, entre a Estação Pampulha e a Abrahão Caram, foram ajustados para o modo intermitente (flash);
  • Realizada inversão do sentido de circulação na Avenida Antônio Abrahão Caram, entre as avenidas Coronel Oscar Paschoal e Rei Pelé. Nesse trecho, ambas as pistas vão operar no sentido Avenida Antônio Carlos/orla da Lagoa da Pampulha, facilitando o acesso aos estacionamentos G1, G2 e G3;
  • Implantada faixa reversível operacional no contrafluxo da Antônio Abrahão Caram, entre a “agulha” do canteiro central, próximo à Alameda das Acácias, e as entradas dos estacionamentos G1, G2 e G3, para utilização da força de segurança e salvamento e para melhorar a fluidez nas avenidas Antônio Carlos e Antônio Abrahão Caram;
  • Uma hora após o início da partida poderá ser implantada uma operação de trânsito no contrafluxo, na saída do estacionamento G1 da pista interna da Avenida Rei Pelé, sentido Avenida Presidente Carlos Luz (Catalão), como preparação para a saída dos veículos, ao término do jogo.
Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, trabalhou na produção de matérias para a rádio, na Central Itatiaia de Apuração e foi produtora do programa Itatiaia Patrulha. Atualmente, cobre factual e é repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.
Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.
Mineiro, Daniel Costa é jornalista formado pela Universidade FUMEC (BH). Apaixonado por esporte e comunicação, atuou como cronista e repórter esportivo em veículos como Doentes Por Futebol, Deus me Dibre, Esporte News Mundo e Brasileirão. Hoje, colabora com o Itatiaia Esporte.