A Prefeitura de Patos de Minas, na região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, confirmou que um morcego encontrado na cidade estava infectado com o vírus da raiva. A informação foi divulgada pelo município nesta quinta-feira (30).
O animal foi encontrado morto na sacada de um apartamento na Avenida Paranaíba, no Centro da cidade, e capturado. O morcego foi, então, enviado para análise na Secretaria de Estado de Saúde, em Belo Horizonte, que confirmou o resultado positivo do exame.
O que é a raiva humana? Entenda sintomas e prevenção da doença transmitida por morcegos Raiva: entenda por que matar morcegos não é uma solução para o controle da doença
De acordo com a prefeitura, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recolhe, em média, 20 animais mortos por ano. No entanto, o último caso positivo de raiva em morcego havia sido registrado em 2021. Já em cães e gatos, o último registro data da década de 1980.
Vale lembrar que morcegos podem transmitir raiva para humanos e animais de estimação. A doença é considerada gravíssima e tem um índice de mortalidade de praticamente 100%.
Por isso, a Prefeitura de Patos de Minas alerta para que, em caso de contato de risco, a pessoa deve procurar imediatamente um atendimento médico. Em Patos de Minas, o Hospital Regional Antônio Dias Maciel (HRAD) é a unidade de referência para tratamento de casos da doença.
Prefeitura vai reforçar vacinação de pets
Para evitar a disseminação da doença, a prefeitura informou que irá vacinar todos os cães e gatos que estiverem em um raio de 500 metros a partir do ponto onde o morcego foi encontrado.
Os animais que já são imunizados irão receber uma dose de reforço. Já aqueles que ainda não foram vacinados, vão receber a primeira dose. O trabalho será feito pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com agentes devidamente identificados percorrendo as residências, e começa nesta segunda-feira (3).
Vacinação está abaixo do indicado em Patos de Minas
A imunização de cães e gatos é uma das principais medidas de segurança contra a raiva. No entanto, a prefeitura alerta que os índices de vacinação em Patos de Minas estão abaixo do indicado.
O município ainda reforça que, ao encontrar um morcego morto ou com dificuldade para voar, a população deve acionar o CCZ pelo telefone (34) 3822-9624. Vale lembrar que os morcegos são protegidos por lei e as pessoas não devem matá-los ou capturá-los por conta própria, especialmente pelo risco de transmissão de doenças graves como a raiva.