Agora no rádio...

Ouvindo...

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Após cinco dias de recorde de temperatura, previsão é de mudança no tempo em BH; veja

De acordo com meteorologista, a tendência é de que o calor dê uma trégua em BH; capital mineira bateu recorde de calor durante cinco dias consecutivos.

Após cinco dias de recorde de temperatura, tempo deve mudar em BH; confira.

Belo Horizonte amanheceu com mais um dia de calorão e previsão de 33,4 °C, nesta quarta-feira (22), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o órgão, BH registrou recorde de calor do ano durante cinco dias consecutivos. A temperatura chegou a 34,4 °C, nessa terça-feria (21).

As altas temperaturas estão sendo registradas desde a última sexta-feira (17), depois de uma quinzena com muita chuva. Nessa segunda-feira (20), a máxima chegou aos 33,7 °C. Segundo a meteorologista Anete Fernandes, do Inmet, a tendência é de que o calor dê uma trégua a partir desta quinta-feira (23). A temperatura deve ficar na casa dos 32 °C, e as tradicionais chuvas de verão deve ocorrer de forma generalizada na Grande BH.

“O nosso verão é caracterizado pelo tempo abafado, quando as chuvas estão frequentes, intercalados com calorão no caso de períodos com ausência de chuva (veranico) ou, como está ocorrendo nestes dias, sol entre poucas nuvens e as pancadas ocorrendo de forma bem isolada na região”, explicou.

Apesar de ser um aumento brusco na temperatura em um período de tempo relativamente curto, o calor nessa época não, é algo anormal, uma vez que as temperaturas nesta época são controladas pela nebulosidade. De acordo com a meteorologista, a redução da chuva e da nebulosidade favoreceu para o aumento nas temperaturas.

“O calor destes dias não é nada anormal para o verão em BH e em MG, a percepção de estar absurdamente quente vem exatamente pelo fato dos dias predominantemente nublados e chuvas recorrentes que tivemos no início do mês”, afirmou.

Como fica o tempo nesta quarta?

Nesta quarta-feira (22), as condições meteorológicas são favoráveis ao aumento das nuvens e pancadas de chuvas, típicas da estação do verão, sobretudo, no Sul, Oeste e Triângulo Mineiro. A forte massa de ar quente continental mantém as temperaturas altas em todo o estado. A temperatura máxima prevista é de 38ºC na Zona da Mata e Leste do estado.

Já segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, o dia será de céu parcialmente nublado com chuvas, raios e rajadas de vento ocasionais, a partir da tarde. Na capital mineira, a temperatura mínima foi de 20,8 °C e a máxima prevista é de 33 °C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 40%, à tarde.

Crianças brincando ao ar livre.

O órgão destaca ainda, para previsão de chuva moderada a forte.

Leia também

O calorão é decorrente de uma onda de calor?

Conforme explicou Fernandes, as ondas de calor têm alguns critérios a serem cumpridos, como: temperaturas 5 °C acima da média por ao menos três dias consecutivos em uma grande área, o que não é o caso de Belo Horizonte. Além disso, a onda de calor está associada a bloqueio atmosférico, o que também não está ocorrendo agora.

“Por isto, dizemos que estamos com temperaturas elevadas em parte da região Sudeste”, finalizou.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.