Várias regiões do país passam por uma nova onda de calor.
Desânimo, suor, sede e dificuldade para dormir estão entre as consequências do calorão para o organismo. Mas o quadro pode piorar dependendo das condições de saúde e da falta de hidratação constante, principalmente em crianças e idosos.
Segundo médica do Hospital Universitário Ciências Médicas, Thais Silva Nunes, com o excesso de suor, o corpo perde água. A água que está na superfície da pele vai evaporar e é esse processo que faz minimizar a sensação de calor. Essa perda é constante nos dias de altas temperaturas, por isso, a importância da hidratação constante.
“Nos idosos a gente tem ainda uma coisa que piora que é a sensação de sede diminuída. Os pacientes idosos têm uma menor sensação de sede. Eles podem chegar ao estado de desidratação sem sentir sede. Essa oferta de água tem que ser voluntária. Não pode esperar o idoso sentir sede. O público que é mais vulnerável são as pessoas com comorbidades, principalmente doenças renais e do coração. Essas pessoas também ficam mais vulneráveis à diferença de volume de líquido corporal”, alerta.
A especialista listou três dicas importantes para evitar problemas com a saúde durante a onda de calor:
- A quantidade ideal de água a ser consumida é em torno de 30 a 40 mililitros por quilo, sem fazer exercícios físicos, sem estar exposto diretamente ao sol. Neste período de calor intenso, o ideal é aumentar a quantidade para 40 e 50 mililitros. Por exemplo, uma pessoa com 70 quilos, deve beber aproximadamente três litros de água por dia.
- Ingerir alimentos com mais líquidos, por exemplo, frutas, alimentos que têm caldo que ajudam a atingir a quantidade de líquido necessário para o organismo nos dias de altas temperaturas.
- Dar preferência para roupas mais leves que permitam a transpiração para facilitar a troca de temperatura e, evitar que o corpo atinja temperaturas mais altas.
Sintomas da desidratação
- Concentração da urina. A urina fica em menor volume, mais escura, com cheiro mais forte.
- Sensação de palpitação, ou seja, o coração está batendo mais rápido para compensar aquele volume menor de líquido no organismo, causado pela falta de hidratação.
- Sensação de desmaio ou desmaio
- Sensação de tonteira ao se levantar, que indica ali que a pressão está caindo quando o paciente se levanta.
De acordo com Thais Silva Nunes, médica do Hospital Universitário Ciências Médicas, em casos de aparecimento de algum desses sintomas o ideal é procurar um pronto-socorro.