Ouvindo...

Metanol: número de mortes por intoxicação sobe para dez; são 53 casos confirmados

Segundo o Ministério da Saúde, outros 59 casos suspeitos de intoxicação estão em investigação

O Brasil já registrou dez mortes por intoxicação por metanol, sendo sete deles em São Paulo

O Brasil registrou sua décima morte por intoxicação por metanol, conforme a atualização divulgada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (22). O número de casos confirmados também aumentou, chegando a 53.

Até o momento há 59 casos em investigação, totalizando 112 notificações. Outras 609 notificações foram descartadas.

O estado de São Paulo continua com o maior número de notificações, com 42 casos confirmados e 18 em investigação. O estado já descartou outras 423 notificações.

Além de São Paulo, há casos confirmados em outros estados: Paraná (6), Pernambuco (3), Rio Grande do Sul (1) e Mato Grosso (1).

Em relação aos casos em investigação, Pernambuco analisa 26, São Paulo 18, Piauí 4, Paraná 4, Ceará 2, Rio de Janeiro 1, Goiás 1, Mato Grosso do Sul 1, Mato Grosso 1 e Tocantins 1.

O número de óbitos confirmados chega a 10, sendo 7 em São Paulo, 2 em Pernambuco e 1 no Paraná. Outros 11 seguem em investigação: 6 em PE, 2 no PR, 1 em SP, 1 no MS e 1 em MG, que teve resultado inconclusivo (entenda abaixo). Outras 28 notificações de óbitos foram descartadas.

Leia também

Possível caso de morte por intoxicação por metanol em Itajubá tem resultado inconclusivo

Um possível caso de morte por intoxicação por metanol está sendo investigado em Itajubá. O resultado do exame divulgado nesta terça-feira (21), foi considerado inconclusivo, segundo a Prefeitura.

Segundo nota da administração municipal, a análise apresentou uma pequena alteração nos valores de referência, o que ainda não confirma a presença de intoxicação por metanol.

A situação será reavaliada pela Comissão de Revisão de Óbitos do Hospital de Clínicas de Itajubá, e o resultado conclusivo deverá ser divulgado em até 15 dias. O caso também é apurado pela Polícia Civil, que aguarda o resultado de outro exame realizado no Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte.

A vítima é um homem de 48 anos que morreu no dia 14 de outubro. Ele teria feito uso abusivo de bebida alcoólica no dia 12 e apresentou um quadro de acidose metabólica refratária.

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.