Belo Horizonte retoma, nesta segunda-feira (15), a distribuição de copos de água para a população em situação de rua da cidade. A medida, que já foi adotada outras vezes durante 2023, é uma das medidas tomadas pela prefeitura para amenizar as sensações causadas pela nova onda de calor que atinge a cidade a partir desta sexta.
Equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social vão fazer a distribuição dos copos de água potável durante sua rotina de trabalho social. Além da hidratação, os servidores da prefeitura vão orientar os moradores em situação de rua sobre os cuidados no período de calor e os locais em que podem encontrar água potável e meios de se alimentar e higienizar.
A medida emergencial reforça as políticas públicas adotadas pelo município para o público. Uma delas é o atendimento nas unidades de assistência social: os quatro Centros Pop da cidade, abrigos, repúblicas e casas de passagem. Além do banho, os usuários têm acesso a sanitários, estrutura para lavagem e secagem de roupas, lanche e água para beber. A população em situação de rua também tem acesso gratuito aos Restaurantes Populares da cidade todos os dias, inclusive aos finais de semana.
Onda de calor em BH
Belo Horizonte deve começar a sentir os efeitos da nova onda de calor a partir desta sexta-feira (15). Segundo a Defesa Civil, as temperaturas máximas previstas para este novo período do fenômeno variam de 31 °C a 33 °C, acima da temperatura média atual, que é de 28,2 °C. O alerta vai principalmente para o período da tarde até a próxima segunda-feira (18). Apesar desta onda de calor ser menos intensa que as anteriores, especialistas explicam que a elevação das temperaturas podem causar riscos à saúde.
Recomendações da onda de calor:
- Hidrate-se;
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h
- Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar
- Diminua os esforços físicos e mantenha os ambientes arejados
- Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas
- Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.
Emissão de alerta
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp:
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.