Duzentos imóveis, entre residenciais e comerciais, foram danificados e cerca de 400 pessoas ficaram desalojadas devido ao temporal que atingiu a cidade de Dom Silvério, na Zona da Mata Mineira, na terça-feira (7). Balanço da prefeitura divulgado nesta quarta (8) aponta que 2.500 moradores foram atingidos diretamente por problemas como falta de água ou luz, o que corresponde a metade da população de cerca de 5 mil habitantes.
O executivo municipal informou que o fornecimento de energia e água está sendo restabelecido ao longo do dia.
Cabeça d´água
O centro e o bairro Campestre foram os mais atingidos. A cidade alagou depois que o Córrego do Mingau foi atingido por uma cabeça d´água. O fenômeno é caracterizado por um aumento repentino do nível de um rio ou cachoeira, provocado por chuvas intensas nas cabeceiras ou em trechos mais altos do curso de água.
Duas pontes de Dom Silvério foram danificadas. Áreas rurais que ficam às margens do rio também sofreram danos. Não há registro de mortes.
Em entrevista à Itatiaia, o prefeito José Bráulio Aleixo (União), que aparece em imagens resgatando moradores ilhados com uma corda, faz um balanço preliminar dos prejuízos registrados no município.
“Estimo que em apenas 20 minutos mais de 120 milímetros de chuva atingiram as Cabeceiras do Córrego do Mingau, causando o transbordamento rápido e devastador. Nós acionamos a Defesa Civil e toda equipe da prefeitura e mobilizamos servidores e máquinas para prestar socorro nas regiões mais atingidas”, disse o chefe do executivo.
O prefeito informou que a prefeitura está trabalhando para garantir o suporte necessário às famílias atingidas pela chuva.
Situação dos desalojados em Dom Silvério
Desalojado é o nome dado à situação quando a pessoa tem a casa danificada e precisa deixá-la temporariamente por questão de segurança. Em Dom Silvério, os moradores afetados seguiram para casa de amigos e familiares.
Os números de desalojados na cidade da Zona da Mata Mineira podem sofrer alteração ao longo das próximas horas. Na medida em que as casas são vistoriados pela Defesa Civil e não há dano estrutural grave nos imóveis, os moradores recebem autorização para voltar para as residências.
Doações
A prefeitura reforçou o apelo por doações para famílias afetadas pelas enchentes, principalmente alimentos
- Alimentos não perecíveis para garantir o sustento das famílias que tiveram suas casas inundadas
Pontos Oficiais para entrega de doações em Dom Silvério:
- CEILAC
- Paróquia Nossa Senhora da Saúde
- Pontos Voluntários nas cidades vizinhas: Diversas cidades da região estão mobilizadas com postos de coleta para apoiar esta causa.