Ouvindo...

Em pleno inverno, capital brasileira bate 39,6ºC

Neste ano, o inverno vai terminar no dia 22 de setembro

Calorão tem atingido várias regiões do país

Com ainda mais de três semanas de inverno pela frente, uma capital brasileira bateu recorde de temperatura nos últimos dias. Em Palmas, os termômetros marcaram 39,6ºC na última sexta-feira (29), registrando o dia mais quente do ano na capital do Tocantins.

Vale lembrar que o inverno neste ano terminará às 15h19 doa dia 22 de setembro.

Alerta de chuva

O primeiro dia de setembro, nesta segunda-feira, pode ter chuva intensa, tempestade e acumulado de chuva em 17 estados do Brasil. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Estão na lista Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Mais calor

Apesar da previsão de chuva, a primeira semana de setembro promete muito calor no Brasil, conforme previsão do instituto Climatempo. Temperaturas em torno de 40°C poderão ser observadas nos próximos dias em locais da região Centro-Oeste, do Pará, do Tocantins e em áreas do interior do Nordeste. Uma grande elevação de temperatura também é esperada para a região Sudeste, com marcas que poderão alcançar entre 34°C e 37°C em áreas do oeste e do norte de São Paulo e de Minas Gerais.

O estado do Paraná também vai sentir forte aquecimento na primeira semana de setembro, com temperaturas que poderão alcançar entre 34°C e 36°C em áreas do noroeste do estado. Na cidade de São Paulo, os termômetros devem superar os 30°C a partir da quarta-feira (3).

Leia também

Graduado em Jornalismo e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como repórter das editorias de Política, Economia e Esportes antes de assumir o cargo de chefe de reportagem do portal da Itatiaia.
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.