O inverno de 2025 terminará no dia 22 de setembro, às 15h19, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo o Inmet, climatologicamente, o inverno é marcado pelo período menos chuvoso das regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Enquanto isso, os maiores volumes de precipitação concentram-se sobre o noroeste da Região Norte, leste da Região Nordeste e parte da Região Sul do país.
O instituto explicou, ainda, que além de uma menor incidência de radiação solar, a estação caracteriza-se também pelas incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam queda na temperatura do ar, resultando em valores médios inferiores a 22ºC sobre a parte leste das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Essa diminuição de temperatura pode ocasionar:
- Formação de geadas nas regiões Sul, Sudeste e no Estado do Mato Grosso do Sul;
- Queda de neve nas áreas serranas e planaltos da Região Sul;
- Episódios de friagem nos Estados do Mato Grosso, Rondônia, Acre e no sul do Amazonas.
Durante a estação, em função das inversões térmicas no período da manhã, são comuns as formações de nevoeiros e/ou névoa úmida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com redução de visibilidade, especialmente em estradas, áreas serranas e aeroportos.
O inverno em Minas Gerais
O inverno de 2025 em Minas Gerais registrou temperaturas negativas e geadas. Para se ter ideia, a estação meteorológica do Inmet localizada em Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas, registrou a menor temperatura do país no dia 11 de agosto.
Com temperatura negativa, a localidade no Sul de Minas foi ‘mais gelada’ que cidades no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Perto das 7h, o distrito mineiro registrou -1°C, com sensação térmica de 2,6°C. Com -0,4°C, Vacaria, no Rio Grande do Sul, registrou a segunda menor temperatura. O levantamento continua com Cambara do Sul, no Rio Grande do Sul, com 0°C, e Campos Novos, em Santa Catarina, com 0,2°C.
E depois do inverno?
Depois do inverno é hora da estação das flores. Em 2025, a primavera começa no dia 22 de setembro, às 15h19. A estação perdura até 21 de dezembro, quando se inicia o verão.