Dom Bosco, na Região Noroeste de Minas Gerais, entrou em
As chuvas intensas comprometeram condições de estradas rurais e de acesso na cidade, conforme a administração municipal. O início do ano letivo no município também foi adiado diante das chuvas intensas. Com isso, as aulas na cidade vão começar apenas no dia 23 de fevereiro, logo após o carnaval.
Além disso, a previsão meteorológica indica manutenção das condições climáticas em Dom Bosco, pelo menos, até sexta-feira (6). Outras 721 cidades mineiras também
Recursos do Governo Federal
Municípios com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar recursos para ações de defesa civil ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
O auxílio inclui ajuda para compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
A solicitação de auxílio é feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A aprovação, junto com o valor a ser liberado, é divulgada em uma portaria no Diário Oficial da União (DOU).
Situação de emergência
Além de Dom Bosco, Ibirataia - BA também entrou em situação de emergência após ser castigada por fortes chuvas. Por outro lado, os municípios de Arara e Catolé do Rocha, na Paraíba, entraram em situação de emergência em decorrência da estiagem.
Já a seca, período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem, fez Jardim do Seridó, no Rio Grande do Norte, entrar em situação de emergência.