Seis corpos de vítimas soterradas entre os escombros do
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) investiga as causas e todas as circunstâncias do desabamento. “Os laudos periciais e as investigações irão apurar se o ocorrido foi uma fatalidade ou se houve algum crime”, informou por meio de nota.
A última vítima soterrada foi localizada pelo Corpo de Bombeiros no início desra manhã.
Mais cedo, três corpos haviam sido encontrados. As vítimas são duas idosas, de 99 e 96 anos, e um idoso de 77 anos. Os nomes não foram divulgados.
- Mulher, 76 anos
- Homem, 68 anos
- Homem, 78 anos
- Homem, 31 anos
- Homem, 78 anos
- Homem, 69 anos
- Mulher, 87 anos
- Mulher, 88 anos
- Mulher, 99 anos
- Homem, 72 anos
- Mulher, 96 anos
- Mulher, 77 anos
O desabamento aconteceu na madrugada de quinta-feira (5). Ao todo, 29 pessoas estavam no imóvel no momento do acidente.
Leia também:
Filho de dono de lar de idosos é procurado após desabamento: ‘Coração apertado’, diz tio ‘Se chamarem, ele não vai responder’, diz irmã de idoso com problemas na fala soterrado em asilo de BH Lar de idosos desaba em BH: idoso de 87 anos é resgatado
Investigação
No momento do acidente, não chovia na região, não houve registro de deslizamento de
Conforme a Itatiaia mostrou mais cedo, segundo Clemenceau Chiabi, ainda não é possível apontar uma explicação definitiva. Ele afirma que, em casos como esse, as causas mais comuns costumam estar relacionadas a problemas na construção ou no uso do imóvel ao longo do tempo.
“Alguma falha de execução ou uso de material inadequado”, explica o especialista, ao citar possíveis erros ainda na fase de construção.Ele destaca que problemas também podem surgir durante a utilização do imóvel, especialmente quando há modificações estruturais ou falta de manutenção.
“Na segunda etapa vem a fase de uso do imóvel. Seria uma falta de manutenção, uma manutenção inadequada ou uma modificação do imóvel — tirar um pilar, tirar uma parede, construir um outro pavimento acima”, afirma.
O engenheiro acrescenta que mudanças na forma de uso da edificação também podem comprometer a estrutura.“Pode ocorrer, por exemplo, a utilização em desacordo com aquilo que foi projetado. Um imóvel projetado para ser residencial, com poucas pessoas, passa a ser usado para outra finalidade, como uma sala de aula, uma biblioteca ou uma academia”, diz.