Duas casas desabaram parcialmente no bairro Jardim Leblon, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. A Defesa Civil foi acionada e fez uma vistoria nos imóveis nesta terça-feira (7).
Segundo o órgão, foi verificado que uma casa no Beco Santa Rita sofreu um desabamento parcial. A responsável pelo imóvel foi notificada sobre os riscos e foi orientada a deixar a residência até que reparos sejam feitos para minimizar o risco de um desabamento completo.
Quando para de chover? BH tem 7 dias consecutivos de precipitação e 40% do esperado para o mês BH registrou chuvas 21% acima da média em dezembro, diz balanço do Inmet
Na mesma rua, a Defesa Civil encontrou infiltrações na parede dos fundos de uma outra casa, que faz divisa com o imóvel que caiu. As infiltrações vão da base até o teto. O órgão ainda verificou que há um alto risco de novos deslizamentos no talude exposto.
A responsável pelo imóvel foi notificada sobre os riscos e da necessidade de sair da casa, até que as medidas corretivas sejam tomadas. O imóvel foi interditado.
Na rua Marrocos, parte de uma casa também desabou. A queda das paredes dos fundos e do telhado expôs o talude, que tem sinais de alta umidade. O responsável foi orientado e notificado sobre os riscos de desabamento.
Segundo a Defesa Civil, o morador deve monitorar o fenômeno e, em caso de agravamento, evitar permanecer no local.
O órgão informou que prestou ajuda aos atingidos e doou uma cesta básica, um colchão, um lençol, um cobertor e cinco metros de lona.
BH registrou chuva ‘extremamente forte’ nesta terça (7)
Divulgação/Defesa Civil de BH
Belo Horizonte registrou uma chuva “extremamente forte” nas regiões do Barreiro e Centro-Sul, na tarde desta terça-feira (7), segundo a Defesa Civil Municipal.
A chuva que às 12h20 se apresentava como fraca/moderada na cidade piorou e às 13h, já era classificada como forte/extremamente forte. Às 13h15, a chuva diminuiu na cidade toda.
Ainda segundo a Defesa Civil, as regiões do Barreiro, Noroeste, Oeste e Centro-Sul estão sob risco geológico forte. A regional de Venda Nova tem risco geológico moderado. O órgão alerta para riscos de deslizamentos de terra e desabamentos.
“Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos. Se você observar algum destes sinais, saia imediatamente do seu imóvel, e ligue para a Defesa Civil (199) e em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros Militar (193)”, informou o órgão.