Ouvindo...

Cura de fiéis e ações sociais: a trajetória de Isabel Salomão, médium que morreu aos 100 anos em MG

Isabel estava internada desde o dia 3 de novembro na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora

Isabel Salomão na frente do Lar do Caminho

Morreu nesta segunda-feira (11), aos 100 anos, Isabel Salomão, médium espírita fundadora da Casa do Caminho, em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira. Nascida em 22 de setembro de 1924, Salomão dedicou a vida ao espiritismo e a causas sociais.

Isabel Salomão e Divaldo Franco na Casa do Caminho

Isabel estava internada desde o dia 3 de novembro na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. Ela estava com a saúde debilitada devido à idade e foi para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no sábado (9). Ela vivia na rua Almirante Barroso, ao lado do Lar do Caminho, um local para crianças abandonadas.

A médium viu pela primeira vez um rosto de idoso pela janela aos nove anos. Na época, ela não entendeu o que estava acontecendo e chamava as visões de ‘coisas’. Descobriu o espiritismo aos 20 e poucos anos, por meio de um colega de trabalho. Depois de começar a frequentar as reuniões, descobriu que o idoso era o doutor João de Freitas, o mentor espiritual que a acompanhou por toda a jornada.

Casal Isabel Salomão e Ramiro de Campos na obra Lar do Caminho

A ela foi atribuído o poder da cura durante uma das seções. Ela operou a primeira cura - sem saber - quando abraçou o pai após um ataque epilético. Com o passar dos anos, a casa de Isabel ficava sempre cheia de pessoas que a procuravam buscando ajuda, segundo o filho dela, Iriê.

Leia também

Isabel Salomão e Chico Xavier

Com o tempo, Isabel e o marido, Ramiro, decidiram construir um local próprio para atender a quem precisasse. Milhares de pessoas frequentaram a Casa do Caminho, incluindo Chico Xavier. Ao lado, eles fundaram o Lar do Caminho, para acolhimento de meninos carentes. Atualmente, o local é uma creche.

Atualmente, as atividades na Casa do Caminho continuam, segundo Mirna Salomão Marques, sobrinha de Isabel e vice-presidente da Casa do Caminho. Lá, há reuniões, frentes de estudos, trabalho assistencial e pronto-socorro espiritual, que funciona 24h acolhendo, por telefone, pessoas que precisam de aconselhamento.

Isabel foi tema de livro

A vida de Isabel Salomão foi retratada no livro ‘Os dois mundos de Isabel’, escrito pela jornalista mineira Daniela Arbex.

Isabel Salomão e meninos no Lar do Caminho

A escritora lamentou a morte da médium nas redes sociais. “Jamais conheci um amor igual ao dela. Jamais. Isabel Salomão de Campos mudou o nosso mundo. Mudou a forma que enxergamos o passado, o presente e o futuro. Ela nos ensinou que a vida não começa no berço e não termina no túmulo. Viveu para servir ao próximo. [...] Convivi com ela durante 35 anos. Os mais felizes da minha vida. A senhora se tornou minha mãe, mestra, irmã, amiga. [...] A senhora conseguiu. Marcou a nossa alma e a vida de todos que tiveram o privilégio de viver no seu tempo. Obrigada por tudo. Por tanto. Receba na eternidade toda a nossa imensa gratidão”, escreveu.


Participe dos canais da Itatiaia:

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.