A Prefeitura de Belo Horizonte, alguns shoppings e supermercados da capital terão um funcionamento diferente neste sábado (2). Isso porque, neste dia, é celebrado o Dia de Finados em todo o Brasil.
No caso da Prefeitura, há, ainda, um ponto facultativo na sexta-feira (1). Alguns serviços terão mudanças neste dia também. Veja, abaixo, o que abrirá e fechará em BH no sábado (2) e na sexta-feira (1), no caso da PBH.
Feriado de Finados: confira a previsão do tempo para Minas e outros estados BH terá feriado ‘inédito’ em novembro; saiba qual e confira as outras ‘folgas’ do mês 2025 terá mais feriados prolongados; veja todas as datas
Serviços da Prefeitura
Parques
Os parques do Conjunto Estrela Dalva, Bandeirante da Silva Ortiz, Jardim das Nascentes, Alexander Brandt e Marcus Pereira Mello estarão fechados no dia 2. Clique aqui e veja o funcionamento dos demais.
Cemitérios da Paz, da Saudade, da Consolação, do Bonfim e Capela Velório do Barreiro
- Dia 1º - Abertos das 7h às 17h, exclusivamente para a realização e o atendimento para velórios e sepultamentos. Não haverá atendimento administrativo.
- Dia 2 (Finados) - Abertos das 7h às 17h30 para visitação do público aos túmulos, além de atendimento para velórios e sepultamentos.
Saúde
- Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), Central de Internação (CINT), SAMU, Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno e Centros de Referência em Saúde Mental - Funcionam normalmente, 24 horas.
- Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE)
- Sexta-feira (1°/11) - Funciona das 8h às 18h
- Sábado (2/11) - Funciona das 8h às 18h.
- Centros de Saúde, Centro de Controle de Zoonoses, Laboratórios de Zoonoses, os Centros de Referência a Saúde do Trabalhador, Teleconsultas, Centros de Esterilização de Cães e Gatos, Central de Atendimento a Liminares, Centros de Convivência, Academias da Cidade, Farmácia Regional, Laboratórios regionais e central, Centros de Esterilização, os Centro de Esterilização, os Centros de Especialidades Médicas, o Centro de Treinamento e Referência, os Centros de Testagem e Aconselhamento, Unidades de Referência Secundária, Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem, o Centro Municipal de Oftalmologia, os Centros de Reabilitação, o Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e os Centros de especialidades odontológicas
- Sexta-feira (1°/11) - Não funcionam.
- Sábado (2/11) - Não funcionam.
Limpeza Urbana
- A coleta domiciliar de resíduos será feita normalmente nas duas datas. Já a coleta seletiva não será realizada no dia 02/11. As Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) estarão abertas todos os dias.
Segurança
- Guarda Municipal - Trabalha normalmente.
- Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) - Funcionamento normal.
Defesa Civil
- Funcionamento normal, todos os dias, 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados. Os telefones de contato são: 199 e o 3277-8864.
Trânsito e Transporte
- No dia 2/11, o transporte coletivo convencional e suplementar vão operar com o quadro de horário de feriado, com exceção das linhas Suplementares S10, S19, S31, S32, S33, S53, S54, S55, S61, S63, S64, S70 e S92, que operarão com o quadro de horário de sábado.
BH Resolve
- BH Resolve fechado no dia 1º de novembro (sexta-feira). A unidade não funciona aos finais de semana. O PBH APP, o Portal de Serviços e o telefone 156 podem ser utilizados para solicitar serviços ou obter mais informações.
Assistência Social
- Diretorias Regionais de Assistência Social – DRAS - Não funcionarão nos dias 01, 02 e 03 de novembro.
- Centros de Referência de Assistência Social – CRAS - Não funcionarão nos dias 01, 02 e 03 de novembro.
- Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS - Não funcionarão nos dias 01, 02 e 03 de novembro.
- Centro-Dia de Referência para as Pessoas com Deficiência (Praça Modestino de Sales Barbosa, 11 – Flávio Marques Lisboa) - Não funcionará nos dias 01, 02 e 03 de novembro.
- Abrigos, Casas de Passagem, Residências Inclusivas, Repúblicas e Pós Alta Hospitalar - Funcionam normalmente nos dias 01, 02 e 03 de novembro.
- Central de Vagas do SUAS - Plantão 24h nos dias 01, 02 e 03 de novembro, pelo telefone (31) 98872-2023.
- Centro Pop Centro Sul (Avenida do Contorno, 10.852 – Barro Preto) - Funcionará nos dias 01, 02 e 03 de novembro, das 8h às 12h.
- Centro Pop Lagoinha (Rua Além Paraíba, 101 – Lagoinha) - Funcionará nos dias 01, 02 e 03 de novembro, das 8h às 12h.
- Centro POP Leste (Rua Conselheiro Rocha, 351 – Floresta) - Funcionará nos dias 01, 02 e 03 de novembro, das 8h às 15h.
- Centro POP Miguilim (Rua Varginha, 210 – Floresta) - Funcionará nos dias 01, 02 e 03 de novembro, das 8h às 16h.
- Serviço Especializado em Abordagem Social - Funcionará nos dias 01, 02 e 03 de novembro, das 9h às 21h.
- Serviço de Atenção ao Migrante - Não funcionará nos dias 01, 02 e 03 de novembro.
- Sepultamento Gratuito - Plantão nos dias 01, 02 e 03 de novembro, das 8h às 17h, na Rua Rio de Janeiro, 1187, 5º andar - Centro. Telefone: (31) 3277- 9834.
Segurança Alimentar e Nutricional
- Banco de Alimentos (Rua Tuiuti, 888 – Padre Eustáquio) - Não funcionará nos dias 1º e 2 de novembro.
- Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha - CRESAN - Não funcionará nos dias 1º e 2 de novembro.
- Feira Coberta do Bairro São Paulo (Rua Maria Pietra Machado, 125 – São Paulo) - Funcionamento no dia 1º das 7h às 18h e 2 de novembro das 7h às 13h.
- Central de Abastecimento da Agricultura Familiar e Urbana - CAFA (Rua Tuiuti, 888 – Padre Eustáquio) - Não funcionará nos dias 1º e 2 de novembro.
- Direto da Roça - Funcionamento dia 1º das 7h às 19h e 2 de novembro das 7h às 13h.
- FECOPE - Feira Coberta do Padre Eustáquio (Rua Pará de Minas, 821 – Padre Eustáquio) - Funcionamento no dia 1º das 7h às 18h e 2 de novembro das 7h às 13h.
- Feira de Orgânicos - Funcionamento facultativo nos dias 1º e 2 de novembro.
- Feiras Livres - Funcionamento no dia 1º das 7h as 13h e facultativo em 2 de novembro.
- Feira da Agricultura Urbana e Pontos Regionais - Não funcionará nos dias 1º e 2 de novembro.
- Feira Modelo da Savassi (Rua Tomé de Souza, entre Av. Cristóvão Colombo e Rua Pernambuco) - Não funcionará nos dias 1º e 2 de novembro.
- Mercado Distrital do Cruzeiro (Rua Ouro Fino, 452 – Cruzeiro) - Funcionamento no dia 1º das 7h às 18h e 2 de novembro das 7h às 13h.
- Programa Abastecer - Funcionamento no dia 1º das 7h às 18h e 2 de novembro das 7h às 13h.
- Restaurantes Populares I, II, III e IV - Funciona normalmente no dia 1º de novembro, Funcionamento nos dias 2 e 3 de novembro com oferta de almoço exclusivamente à população em situação de rua, em todas as unidades.
- Cozinha Comunitária Cabana do Pai Tomás - Não funcionará nos dias 1º e 2 de novembro.
Direito de Cidadania
- Conselho Tutelar (Rua Rio de Janeiro, 1187 - 8º andar - Centro) (31) 3277-1912 - Atendimento 24h nos dias 1º e 2, no Plantão Centralizado.
- Centro de Referência das Juventudes – CRJ (Rua Guaicurus, 50 - Centro) - Não funcionará nos dias 1º e 2.
- Centro de Referência da Pessoa Idosa – CRPI (Rua Perdizes, 336 – Caiçara) - Não funcionará nos dias 1º e 2.
- Centro de Referência LGBT – CRLGBT (Rua Curitiba, 481 – Centro) - Não funcionará nos dias 1º e 2.
- Centro Especializado de Atendimento à Mulher – Benvinda (Rua Hermilo Alves, 34 – Santa Tereza) - Não funcionará nos dias 1º e 2.
Postos do Sine
- Barreiro e BH Resolve: Fechados.
Procon Municipal - fechado
Posto de Atendimento da Sala Mineira do Empreendedor - fechado
Escola Profissionalizante Raimunda da Silva Soares - fechada
Equipamentos Culturais
- Museu Histórico Abílio Barreto - Funcionamento normal nos dias 1 e 2 e 3, das 10h às 18h.
- Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design - Funcionamento normal nos dias 1, 2 e 3, das 10h às 18h.
- Museu da Moda - Funcionamento normal nos dias 1 e 2 , das 10h às 18h. Não abre aos domingos.
- Museu da Imagem e do Som - Funcionamento normal nos dias 1 e 2 , das 10h às 18h. Não abre aos domingos.
- Museu Casa Kubitschek - Funcionamento normal nos dias 1 e 2 e 3, das 10h às 18h.
- Cine Santa Tereza - Fechado nos dias 1º, 2 e 3/11.
- Teatro Francisco Nunes - Sem programação no dia 2/11.
- Teatro Marília - Sem programação nos dias 1º, 2 e 3/11.
- Teatro Raul Belém Machado - Sem programação nos dias 1º e 2/11.
- Centros Culturais, a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH), Escola Livre de Artes (ELA)/Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural(NUFAC) e Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP) - Fechados nos dias 1º, 2 e 3/11.
- Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte - Fechado nos dias 1º, 2 e 3/11.
Pontos de Informações Turísticas
- CAT SEDE - Fechado nos dias 1°,2 e 3 de novembro.
- CAT VEVECO - Aberto nos dias 1°,2 e 3 de novembro. Horário: 8h às 17h.
- CAT MERCADO DAS FLORES - Aberto nos dias 1°, 2 e 3 de novembro (das 9h às 19h no dia 1º de novembro; 8h às 14h nos dias 2 e 3 de novembro)
Zoobotânica
Zoológico e Jardim Botânico - Horário: das 8h às 17h (entrada até às 16h).
Aquário do Rio São Francisco - Horário: das 8h30 às 16h30 (entrada até às 16h).
Supermercados
Os supermercados poderão funcionar normalmente no dia 2 de novembro, segundo a Associação Mineira de Supermercados (AMIS). Cidades da Grande BH também poderão ter o funcionamento de supermercados normal no sábado.
Normalmente, as empresas reduzem o funcionamento onde há pouco movimento, por isso, segundo a AMIS, é possível que os supermercados optem por fechar algumas unidades por baixa demanda, sendo uma decisão autônoma de cada empresa.
Shoppings
BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi:
- Funcionamento normal, das 10h às 22h
- Cinemas: conforme programação
- Empório & Padaria Verdemar - 7h às 21h (Diamond e Pátio)
- Carrefour - 8h às 22h (BH Shopping)
Minas Shopping:
- Lojas, alimentação e lazer: 11h às 22h
- Smart Fit: 08h às 17h
- Coco Bambu: 11h às 23h
- Outback: 11h30 às 00h
- Lojas Americanas: 12h às 20h
- Axial: 6:30h às 18h
- Drogaria Araújo: 10h às 21h
- Drogaria Raia: 10h às 21h
- Salão Passione: 10h às 22h
- Cineart: conforme programação
- Demais lojas e quiosques: 10h às 22h.
Boulevard Shopping BH:
- Lojas e quiosques - 10h às 22h
- Alimentação - 11h às 22h
- Restaurantes - 11h às 23h
- Drogaria Araújo - 9h às 23h
- Droga Raia - 8h às 22h
- Carrefour - 8h às 22h
- Cinema - conforme programação dos filmes em cartaz
Shopping Cidade
- Lojas e quiosques: 9h às 22h
- Alimentação e lazer: 11h às 22h
- Cinema: conforme programação
Shopping Estação BH
- Lojas e quiosques: 10h às 22h
- Alimentação e lazer: 10h às 22h
- Farmácias: 7h às 22h
- Supermercado: 8h às 22h
- Academia: 8h às 17h
- Cinema: conforme programação
ViaShopping Barreiro
- Lojas e quiosques: 10h às 22h
- Alimentação e lazer: 10h às 22h
- Farmácias: 8h às 22h30
- Supermercado: indefinido
- Academia: 8h às 17h
ViaBrasil Pampulha
- Lojas e quiosques: 9h às 21h
- Alimentação e lazer: 11h às 22h
- Farmácias: 7h às 23h
- Supermercado: indefinido
- Academia: 8h às 13h
Shopping Del Rey
- Lojas e quiosques: 10h às 22h
- Alimentação e lazer: 11h às 22h
- Farmácias: 8h às 22h
- Supermercado: 8h às 21h
- Academia: 8h às 17h
- Cinema: conforme programação
- BoliXe: 10h às 2h