Moradores do bairro São Geraldo, na região Leste de Belo Horizonte, reclamam da presença constante de porcos nas ruas. Imagens enviadas à Itatiaia mostram os animais andando na avenida Itaité e descansando sob uma árvore na praça do bairro.
Hugo Ribeiro, de 39 anos, tem uma loja na praça e se depara quase diariamente com os bichos. O microempresário afirma que “os porcos disputam o lixo com os cachorros”. Ribeiro descreve que os porcos que aparecem no vídeo “são os pequenos” e que existem suínos ainda maiores rodando pelo bairro. “Tem um que é gigante, mas esse deu uma sumida, tem tempo que não vejo”, lembra.
Leia mais:
Invasão de porcos causa transtornos no bairro Casa Branca em BH Criação de porcos em BH é proibida por lei, diz delegado; saiba como denunciar
Os moradores “já estão acostumados” com os novos habitantes, que circulam pelo São Geraldo há cerca de um ano. Os porquinhos nem se incomodam mais com os pedestres com quem dividem a calçada: “até que ficam tranquilos”. O temor dos moradores é, além do lixo espalhado, o risco de acidentes. Além de complicar o trânsito em alguns momentos, os moradores reclamam do aparecimento de ratos e baratas, atraídos pelo lixo que os porcos espalham pelas ruas.
A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte e ainda não recebeu resposta. O espaço segue aberto.