Ouvindo...

Alerta de baixa temperatura: veja até quando vai fazer frio em BH

Defesa Civil alerta para mínimas de 11 °C em BH; previsão aponta frio até o início da próxima semana

Confira a previsão do tempo;

Depois da chuva surpreendente no fim de agosto, o tempo segue nublado e o frio voltou a marcar presença em Belo Horizonte. A Defesa Civil da capital emitiu um alerta para temperaturas mínimas em torno de 11 ºC pelo menos até sexta-feira (6).

Segundo Lizandro Gemiacki, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a condição foi provocada pela passagem de um sistema atmosférico chamado ''cavado’’, em médios níveis da atmosfera, associado a um sistema de alta pressão no oceano Atlântico, que favoreceu o aporte de ar mais úmido.

“Consequentemente, houve maior nebulosidade em algumas regiões do estado, incluindo a Região Metropolitana. Com isso, as temperaturas máximas não subiram muito, e ainda houve rajadas de vento que aumentaram a sensação de frio”, explicou.

Nesta quarta-feira (4), de acordo com a Defesa Civil, a mínima registrada foi de 12,6 °C, com sensação térmica de 1 °C na Região Oeste da cidade. Apesar do frio intenso, não há previsão de recordes, segundo o meteorologista. “A sensação de frio segue, principalmente nas primeiras horas do dia, pelo menos até o início da semana que vem”, destacou.

A previsão indica para esta quinta-feira (5) variação entre 11 ºC e 26 ºC. Na sexta (6), a mínima deve ser de 13 ºC e a máxima de 28 ºC. No domingo (7), os termômetros devem marcar entre 14 ºC e 28 ºC.

Leia também

Apesar do céu cinzento, não há previsão de chuva. O meteorologista explica o motivo: “A nebulosidade está restrita às camadas mais baixas da atmosfera. Como não há instabilidade em níveis mais elevados, formam-se nuvens que não provocam precipitação.”

Na quinta e na sexta, a nebulosidade associada ao fluxo de ar oceânico já deve diminuir. Assim, conforme Lizandro, não há previsão de chuvas pelo menos até meados da próxima semana.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.