Defesa Civil de BH alerta para chuva e queda de temperatura no réveillon

Previsão do tempo indica fim do calor extremo registrado nos últimos dias em Belo Horizonte e intensificação de áreas de instabilidade atmosférica

Defesa Civil de BH alerta para chuva e queda de temperatura no réveillon

A previsão do tempo da Defesa Civil de Belo Horizonte indica possibilidade de chuva e queda de temperatura no réveillon. O boletim meteorológico é válido entre quarta-feira (30) e sexta (2).

Segundo o órgão, áreas de instabilidade atmosférica devem se intensificar, causar um aumento de nebulosidade e favorecer a ocorrência de pancadas de chuva acompanhadas por raios, granizo e rajadas de vento superiores a 50 km/h.

“A partir de quarta-feira (31) uma massa de ar frio vai chegar até a cidade e pode provocar áreas de instabilidade que vão gerar pancadas de chuvas fortes, com granizo, ventos fortes, raios e trovões”, detalhou Roger Victor, diretor de articulação institucional da Defesa Civil de Belo Horizonte.

“Durante o período, a chuva pode ocorrer com intensidade moderada a forte, principalmente entre terça-feira (30) e sexta-feira (2). A previsão é de acumulado pluviométrico de aproximadamente 120 mm”, informou a Defesa Civil.

Além das tempestades, as temperaturas máximas na capital mineira devem reduzir. A tendência é que os termômetros fiquem em torno de 30°C, amenizando o calor extremo registrado nos últimos dias.

Recomendações durante chuvas

Confira as dicas da Defesa Civil de Belo Horizonte para se proteger durante períodos chuvosos.

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros;
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para Cemig (116) ou Defesa Civil (199);
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Leia também

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.

Ouvindo...