Tempo seco e incêndios deixam céu 'enfumaçado' e geram 'fuligem' na Grande BH
Moradora de Nova Lima flagrou queda de cinzas; região vive jejum histórico de chuvas

Belo Horizonte e região metropolitana seguem sofrendo com o tempo seco neste domingo (25). Assim como no sábado (24), a névoa branca fez com que muitos moradores acreditassem que o céu estava nublado e que o jejum de chuvas na Grande BH estava perto de acabar. Mas, infelizmente, essa não é a verdade,
Neste domingo, além da baixa umidade, alguns moradores citaram a presença de cinzas no ar, principalmente na região Centro-Sul de Belo Horizonte e em Nova Lima, onde os bombeiros combatem um incêndio perto do Jardim Canadá.
Leia mais
- Brasília amanhece coberta por fumaça neste domingo (25); veja fotos e vídeos
- Beto Carrero inaugura área para fumantes com tema de cemitério; veja fotos
MG em alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou mais de 200 cidades de Minas Gerais em alerta laranja de baixa umidade. Nesses municípios, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e à saúde. O alerta é válido até às 17h deste domingo (25), mas pode ser renovado a qualquer momento.
O que fazer quando o tempo está seco?
A Organização Mundial da Saúde considera níveis inferiores a 60% como impróprios para a saúde humana. Além do risco de incêndios, o tempo seco pode agravar doenças respiratórias, como bronquite e asma, e provocar sintomas como dores de cabeça e ressecamento dos olhos.
Segundo a Climatempo, a baixa umidade no ar é comum no inverno, mas o fenômeno El Niño deixou a atmosfera ainda mais quente e o ar mais seco no interior do país.
Em dias dia de baixa umidade relativa do ar, o Inmet faz algumas recomendações:
- Beba bastante líquido.
- Evite desgaste físico nas horas mais secas.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Leia mais
Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.



