Minas Gerais já registrou cerca de 3 mil denúncias relacionadas ao chamado golpe do falso advogado apenas neste ano. O levantamento, desta quarta-feira (17), é da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG).
Nesse tipo de crime, golpistas se passam por advogados, entram em contato por ligações ou mensagens, principalmente com pessoas idosas, e alegam que a vítima possui um processo em andamento na Justiça. O objetivo é induzir o pagamento de valores indevidos, sob falsas justificativas.
Com o uso de inteligência artificial, os criminosos passaram a utilizar até clonagem de voz para dar mais credibilidade ao golpe. Segundo a OAB, a prática, que antes se concentrava em ações trabalhistas, hoje já atinge todas as áreas do Direito.
Leia também:
Febraban alerta sobre golpe do falso advogado; veja como se proteger Golpe do falso advogado usa IA para enganar clientes e roubar dinheiro
A vice-presidente da OAB-MG, Núbia de Paula, explica que a entidade tem intensificado ações para combater o crime.
“Nós ampliamos as campanhas educativas e os canais de denúncia para alertar a população. Também adotamos medidas contra a empresa Meta, cobrando mecanismos mais eficazes para combater perfis falsos, remover anúncios criminosos e proteger os dados da advocacia e da população”, afirmou.
Como se proteger do golpe
A OAB orienta que clientes adotem cuidados antes de realizar qualquer pagamento de honorários. Entre as principais recomendações estão:
- Consultar o nome do advogado no Cadastro Nacional da Advocacia, disponível no site da OAB;
- Entrar em contato diretamente com o escritório para confirmar a solicitação de pagamento;
- Desconfiar de mensagens que criam senso de urgência, como ameaças de prisão ou bloqueio de bens;
- Nunca realizar pagamentos por links enviados por redes sociais ou por perfis recém-criados.
“O advogado não atua no sigilo e a OAB não envia mensagens pelo WhatsApp”, reforçou Núbia de Paula.A entidade orienta que, ao identificar uma tentativa de golpe, a vítima registre ocorrência e faça a denúncia aos canais oficiais da OAB.