Brasília amanheceu coberta por uma densa camada de fumaça neste domingo (25), e surpreendeu os moradores, que compartilharam os registros nas redes sociais. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a fumaça visível no céu da capital é resultado da combinação de queimadas em áreas próximas, aliada a condições climáticas de tempo seco e baixa umidade.
O Corpo de Bombeiros também informou que a situação é decorrente dos incêndios no interior de São Paulo e esclareceu que a nuvem de fumaça atingiu Brasília devido uma mudança de cerca de 180º na direção do vento, agravada por um sistema de alta pressão que não permite a dissipação da fumaça.
A expectativa é de que ela se dissipa gradualmente ao longo do dia.
Leia mais:
Ainda segundo a corporação, neste sábado (24), foram registradas 93 ocorrências de incêndios florestais na capital, totalizando 224 hectares de área queimada. Na manhã de hoje não havia focos ativos de incêndio.
Alerta de baixa umidade
O Inmet emitiu alerta laranja para o Distrito Federal, indicando que a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%. O aviso também alerta para o risco de incêndios florestais e danos à saúde, além do ressecamento da pele e desconforto nos olhos, na boca e no nariz.
Veja: