Após incêndios de grandes proporções atingirem várias cidades do estado de São Paulo, o governo estadual decretou estado de emergência em 45 municípios.
O decreto, válido por 180 dias, destaca que os incêndios provocaram danos significativos em termos humanos, materiais e ambientais, além de gerar expressivos prejuízos econômicos e sociais nas áreas atingidas.
Conforme a legislação, a situação de emergência é decretada em resposta a eventos anormais ou desastres que comprometem a capacidade de reação das autoridades públicas.
Confira as cidades em situação de emergência:
- Águas da Prata
- Alumínio
- Amparo
- Bananal
- Bebedouro
- Bernardino de Campos
- Boa Esperança do Sul
- Brodowski
- Coronel Macedo
- Dourado
- Iacanga
- Ibitinga
- Itápoli
- Itirapina
- Jaú
- Lucélia
- Luís Antônio
- Monte Alegre do Sul
- Monte Azul Paulista
- Morro Agudo
- Nova Granada
- Pedregulho
- Piracicaba
- Pirapora do Bom Jesus
- Pitangueiras
- Poloni
- Pompeia
- Pontal
- Presidente Epitácio
- Ribeirão Preto
- Rosana
- Sabino
- Salmourão
- Santo Antônio da Alegria
- Santo Antônio do Aracanguá
- São José do Rio Preto
- São Luís do Paraitinga
- São Simão
- Sertãozinho
- Tabatinga
- Taquarituba
- Torrinha
- Ubarana
- Urupês
- Valentim Gentil
Leia também:
SP em chamas
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre quinta-feira (22) e sexta-feira (23) foram registrados 2.316 focos de incêndio em São Paulo. Esse número é quase sete vezes maior que o total registrado em agosto do ano passado, quando foram contabilizados 352 incidentes, e representa 63,8% dos 4.973 focos registrados no estado em 2024.
Neste sábado (24), outros 305 novos focos foram identificados.
Gabinete de crise
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, determinou na sexta-feira (23) que a Defesa Civil do estado instaurasse um Gabinete de Crise Emergencial para enfrentar os incêndios florestais que atingem, principalmente, o interior paulista. Nas redes sociais, ele publicou um vídeo sobrevoando a região afetada.
“São Paulo enfrenta um momento difícil e nós estamos empenhados, unindo todos os esforços, para controlar os focos de incêndio e manter as pessoas seguras. Estivemos ao longo do dia em campo para garantir pronta resposta aos locais mais afetados, como Piracicaba, Barrinha, Sertãozinho e Ribeirão Preto. Não vamos descansar até que a situação seja normalizada”, escreveu Freitas no X, antigo Twitter.