Chuva no Brasil: São Paulo tem sete mortos e um desaparecido

De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, duas mortes ocorreram no litoral

Subiu para sete o número de mortes em decorrência das chuvas que atingem o estado de São Paulo neste mês, de acordo com a Defesa Civil.

Em Ilhabela, litoral Norte paulista, um homem morreu, nessa terça-feira (16), após o deck nos fundos da casa em que ele estava ser arrastado pela força da água. Já outra vítima não resistiu após ser soterrada ao sair para fechar o portão de casa.

As outras vítimas foram um homem que morreu em Campos do Jordão (SP) após um deslizamento, no último dia 10; uma mulher, na Zona Leste da capital paulista, depois da queda de um muro, também no dia 10; uma mulher, em Guarulhos (SP), após a queda de uma árvore, no dia 12; um homem, em Juquitiba (SP), que sofreu uma descarga elétrico, no dia 13; e um homem que escorregou, caiu em um rio, e foi arrastado, em Bauru (SP), no dia 14.

Leia também:

Em Guarulhos, na região metropolitana, um homem desapareceu durante a forte chuva que atingiu a cidade, nessa terça-feira (16). O carro em que ele estava foi arrastado para um córrego. Os bombeiros retomaram as buscas na manhã desta quarta-feira (17).

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado de chuva no município foi de aproximadamente 80 milímetros.

A chuva também atrapalhou a operação do Aeroporto de Congonhas, Zona Sul da capital paulista. De acordo com a Aena Brasil, que administra o terminal, foram registrados seis cancelamentos de voos - uma chegada e cinco partidas - em função de condições climáticas nesta terça (16). Nesta manhã (17), opera normalmente.

Até às 7h50 desta quarta-feira (17), cerca de 44 mil residências ainda estavam sem energia elétrica, na Grande São Paulo, segundo a concessionária Enel.

Previsão do tempo para SP

Nesta quarta-feira (17), o estado de São Paulo amanheceu com temperaturas amenas e com episódios de chuva em alguns locais. Destaca-se o litoral Norte com acumulados significativos de precipitação.

Ao longo de todo o dia, devido a ventos oceânicos, as regionais adjacentes ao litoral, a Região Metropolitana da capital e o Vale do Paraíba poderão ter episódios de chuva fraca.

Já em áreas das regionais da divisa com Minas Gerais, principalmente a partir da tarde, há possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte. No restante do território paulista, o tempo ficará parcialmente nublado, contudo, em alguns momentos poderão ocorrer chuvas fracas, sobretudo, nas regionais do centro.

Em todo o estado poderão ocorrer rajadas de vento, com destaque para a metade Leste. Tendo em vista a persistência da nebulosidade, as temperaturas ficarão amenas, dessa forma, na metade Leste, as máximas ficarão entre 20°C e 24°C e, no restante do território, entre 22°C e 27°C.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.

Ouvindo...