O Rio de Janeiro entrou em Estágio 2 de alerta para chuva nesta quarta-feira (17), segundo o Centro de Operações e Resiliência do Rio (COR-Rio). De acordo com o Sistema Alerta Rio, as zonas Norte e Oeste foram as mais afetadas. Ruas ficaram alagadas, passageiros precisaram ser resgatados após ficarem presos em um ônibus, e a Avenida Brasil também foi impactada.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram os estragos causados pela forte chuva. Supermercados ficaram alagados, e carros ficaram ilhados em meio às avenidas.
Em razão das fortes chuvas que atingem a cidade desde a manhã desta quarta, a Prefeitura de Petrópolis suspendeu as aulas em toda a rede municipal de ensino. As unidades escolares que funcionam como pontos de apoio permanecem abertas para atender a população que vive em áreas de risco.
Chuva forte coloca Rio de Janeiro em Estágio 2 de alerta e causa alagamentos; veja vídeos
— Itatiaia (@itatiaia) December 17, 2025
Clique e leia mais 👇 pic.twitter.com/3EHxvNOdif
As equipes da Defesa Civil seguem monitorando as condições do tempo e orientam que a população evite deslocamentos desnecessários, fique atenta aos comunicados e alertas oficiais e, em caso de emergência, ligue 199.
Ainda em Petrópolis, a Defesa Civil acionou o segundo toque do sistema de sirenes na região da Rua 24 de Maio, no Centro, após o atingimento dos protocolos de risco de deslizamento. O segundo toque serve para mobilizar moradores a se deslocarem para os pontos de apoio.
Previsão de chuva de até 100 mm
De acordo com o Climatempo, o estado do Rio de Janeiro pode registrar até 100 milímetros de chuva nas próximas 24 horas. A previsão é de chuva moderada a forte nas regiões da Costa Verde, Sul do estado, Região Metropolitana, Região Serrana e Norte Fluminense.
A cidade permanece em alerta até sexta-feira (19), e as temperaturas devem ficar abaixo dos 30°C.