Lutador de boxe amador morre após confronto com a PM em praça de Betim

Segundo a Polícia Militar, o homem resistiu à abordagem, agrediu militares e foi baleado após tentar tomar a arma do sargento

Um lutador de boxe amador foi morto após resistir abordagem da PM

Um homem de 29 anos, lutador de box amador, morreu após um confronto com a Polícia Militar na noite dessa terça-feira (10), no bairro Jardim Perla, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O caso ocorreu na Praça do Jardim Perla.

Ele foi identificado como Natanael dos Reis Mello. O homem chegou a ser socorrido para a UPA Teresópolis, mas morreu cerca de uma hora após dar entrada na unidade.

O que diz a Polícia Militar sobre a ocorrência em Betim

Em depoimento à Itatiaia, o Tenente David, do 66º Batalhão da Polícia Militar (66º BPM), em Betim, que acompanhou a ocorrência, afirmou que a guarnição patrulhava a região, conhecida pelo intenso tráfico e uso de drogas, quando visualizou dois homens sentados na praça.

Segundo o oficial, inicialmente os militares ignoraram as provocações, mas decidiram realizar a abordagem após a continuidade das ofensas.

“Eles [policiais] tentaram segurar as mãos de Natanael para efetuar a busca, mas ele começou a resistir”, relatou.

Ainda de acordo com a PM, durante a abordagem, Natanael teria jogado um cigarro de maconha no chão e passou a agredir um dos militares.

“Ele começou a desferir socos contra um dos militares. Um outro militar, que estava com uma arma de choque, disparou um tiro de taser para conseguir fazer a abordagem. O tiro acertou o abordado, só que com a resistência não surtiu efeito”, afirmou o tenente.

A polícia informou que também usou munição de borracha, mas Natanael não foi imobilizado e continuou resistindo.

“O sargento da guarnição pegou a espingarda calibre 12 e efetuou disparo com bala de borracha, mas ele continuou resistindo. Natanael tentou pegar a arma do sargento”, disse.

Socorro e atendimento médico

Após os disparos, Natanael foi contido e socorrido pelos próprios militares até a UPA Teresópolis. Segundo a PM, ele morreu cerca de uma hora depois de dar entrada na unidade.

Conforme relatório médico, ele apresentava perfurações por arma de fogo no tórax, flanco, abdômen e braço direito.

Um dos policiais envolvidos na ocorrência foi atendido na UPA Norte com ferimentos no nariz e no olho esquerdo. Após exames, foi constatado que não houve fratura, e ele foi liberado.

Testemunha confirmou versão da PM

O suspeito, que estava com Natanael no momento da abordagem, declarou à polícia que os dois estavam na praça e que compraram drogas para consumo. Segundo o relato registrado na ocorrência, ele confirmou que Natanael ofendeu os militares, resistiu à abordagem, agrediu os policiais e não foi contido com o disparo da arma de choque e com a bala de borracha.

Com o suspeito, os militares localizaram duas porções de maconha.

Perícia e investigação

A mãe de Natanael esteve na UPA e informou aos militares que o filho era lutador de boxe amador, com participação em campeonatos. Segundo a mulher, ele fazia tratamento para depressão, utilizava medicamentos controlados e era usuário de drogas.

Foram recolhidos quatro estojos de pistola calibre .40 e um estojo de calibre 12. A ocorrência foi encerrada na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Betim, que vai investigar o caso.

Leia também

Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Una. Passagens por assessoria política, assessoria de imprensa e TV Alterosa, onde atuou como repórter, produtor e editor do Jornal da Alterosa. Atualmente, produtor do Plantão da Cidade, na Rádio Itatiaia.

Ouvindo...