Quem passa pela avenida do Contorno, altura do Barro Preto, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, já percebeu que a iluminação pública fica constantemente prejudicada por causa de vandalismo e furto de cabeamentos. Comerciantes e usuários do transporte coletivo, que ficam nos pontos de ônibus, são os que mais sofrem com medo e insegurança.
“Infelizmente, a iluminação pública sofre com o vandalismo na rede subterrânea e, também, com o furto de cabos que acabam afetando as grandes avenidas. Muitas vezes, deixando os trechos longos apagados, demandando uma atuação imediata da equipe da BHIP”, disse o presidente da concessionária de iluminação pública de BH, Marcelo Menegatto.
Leia também:
Menegatto também explica quais as ações sendo realizadas pela BHIP para mudar essa realidade. “A BHIP atua em conjunto com o Centro de Operações do Município (COP) da tentativa de coibir as ações e furto e vandalismo na rede de iluminação pública, praticadas pelas mesmas quadrilhas que furtam cabos de energia, cabos das empresas telecomunicações e até do sistema de gestão semafórica”, disse.
” O ponto principal é mapear as zonas quentes de atuação desses vândalos e, sempre que possível, encontrar os receptadores desses materiais. Somente dessa forma que vai se diminuir a incidência de furtos e roubos”, acrescentou.
Vale reforçar que os reparos na iluminação pública de Belo Horizonte podem ser solicitados através do telefone: 0800-9416-789.
*com informações de Leandro Patrus