25ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ agita BH neste domingo (21)

Evento acontece no coração de BH, na avenida Afonso Pena, esquina com Álvares Cabral e espera mais de 350 mil foliões

25ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+

A 25ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ acontece neste domingo (21) e movimenta a capital mineira. O evento acontece no coração de BH, na avenida Afonso Pena, esquina com Álvares Cabral - na Praça Tiradentes.

A expectativa neste ano é que a Parada de BH reúna pelo menos 350 mil pessoas para a festa com o tema “Celebrar as Conquistas, Reafirma a Luta”. À Itatiaia, o presidente do Centro de Luta Pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG), Michael Chaves, afirmou que o evento é um local voltado para o encontro de pessoas, de histórias e memórias.

Neste ano, a festa irá durar o dia todo e conta com uma grande estrutura, com palco e sistema de som 360°. “Temos que celebrar as conquistas, nossas vitórias e reafirma a luta. Porque tudo que a gente conquistou hoje é fruto de muita luta e de muita resistência. A gente agradece a todos que vieram antes de nós e preparou tudo isso”, pontua Chaves.

Leia também

Comércio local

Além de muita festa, a 25ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ também movimentou o comércio local. Vários ambulantes aproveitaram o evento para vender artigos, como bandeiras, broches e roupas, além de bebidas e comidas para os foliões.

“Tem saído muitos leques, a galera gosta muito de leque pelo barulho e pelas cores da bandeira. Eu sou do Rio de Janeiro e vim para cá por causa da Parada de BH que tem todo ano”, comentou Ana, de 26 anos, que montou uma barraquinha para vender acessórios temáticos.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, trabalhou na produção de matérias para a rádio, na Central Itatiaia de Apuração e foi produtora do programa Itatiaia Patrulha. Atualmente, cobre factual e é repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.
Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento

Ouvindo...