A mineira Carolina Arruda, de 27 anos, que convive desde 2017 com a ‘pior dor do mundo’, voltou as suas redes sociais nessa terça-feira (2), para relatar sobre uma nova escolha. A jovem que mora em Bambuí, no Centro-Oeste de Minas Gerais, pretende sair do Brasil para fazer
Ela estava sentada no sofá da casa da avó quando sentiu, pela primeira vez do lado esquerdo do rosto, a crise devido à
“A minha decisão de buscar eutanásia na Suíça. Vamos lá, há 11 anos eu fui diagnosticada com a neuralgia do trigêmeo bilateral, que é uma dor intensa e persistente que provoca choques elétricos extremamente intensos e agudos no meu rosto”, começou ela explicando.
Além da nova escolha, Carolina falou sobre uma ‘vaquinha’ online que criou para ajudar nos custos e em todo o procedimento que deve ser feito na Suíça.
Além da nova escolha, Carolina falou sobre uma ‘vaquinha’ online que criou para ajudar nos custos.
“Eu já fiz 4 cirurgias, uma descompressão microvascular, uma rizotomia por balão e vários outros procedimentos, mas a dor persiste. Então eu tomei a difícil decisão de buscar a eutanásia na Suíça”, disse a jovem. “A pedido de muitos de vocês eu estou iniciado uma vaquinha online para arrecadar fundos necessários para este procedimento. Peço que a gente una forças pra tornar possível a minha busca pela paz e pelo alívio”, finaliza ela, mostrando o link da ‘vaquinha’ online.
Carolina falou também sobre o julgamento que tem sofrido nas redes.
“Pra quem pode julgar minha decisão de buscar a eutanásia eu peço que reflitam com compaixão, a minha jornada tem sido uma batalha constante contra uma dor insuportável. E a eutanásia na Suiça é minha escolha após anos de sofrimento e esgotamento de todas as opções de tratamento. Agradeço por respeitarem minha busca pela paz e pelo alívio”.
O que é neuralgia do trigêmeo?
Em entrevista à Itatiaia, Jesus Balbino, professor de neurologia da faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, explicou que a neuralgia do trigêmeo é um acometimento do nervo trigêmeo responsável pela sensibilidade da face e dos dentes. Conforme o médico, a condição pode ser causada por compressão do nervo, seja devido a alterações vasculares na região ou por outras alterações, como tumores, lesões ou doenças infecciosas.
O nervo trigêmeo
Balbino esclarece que o nervo trigêmeo pode ser divido em três ramos, o V1, V2 e V3:
- V1,é o ramo oftálmico que enerva a face próximo à região do globo o
- V2, é o ramo que enerva a região do ramo maxilar
- V3, é o ramo que enerva a parte da mandíbula
Como são as dores?
O neurologista explica os pacientes que possuem a neuralgia do trigêmeo costumam relatar dores súbitas e incapacitantes. “Alguns pacientes relatam episódios várias vezes ao longo do dia e essa dor é como se fosse um choque elétrico”, esclarece.
O que pode desencadear as dores?
Entre as ações que podem servir de gatilhos para as dores e hipersensibilidade, Balbino aponta:
- Sorrir
- Expressões faciais
- Passar a mão determinadas regiões da face
Qual o tratamento?
Os tratamentos para a neuralgia do trigêmeo variam conforme a causa das compressões. Em casos em que o paciente tem a condição desencadeada devido a uma compressão vascular, ele é submetido a um tratamento com medicamentos. Contudo, quando a causa é tumoral ou quando há um conflito vascular pode ser que o paciente seja submetido a um procedimento neurocirúrgico.